Precisa Encontra Músicos? – Temos um GUIA TOTALMENTE COMPLETO pra você!

0

Iniciar uma banda é uma daquelas experiências que provocam sentimentos de insegurança, incerteza ao mesmo tempo que as pessoas sentem alegria e excitação por estar dando um passo tão importante.

Apesar de ser uma ótima iniciativa, criar uma banda requer alguns cuidados para não cair em furadas.

Lidar com seres humanos é sempre uma tarefa muito difícil e, por isso, recrutar pessoas para sua nova banda é meio que parecido com contratar alguém para um emprego. Você precisa avaliar as competências musicais, claro, mas também o perfil da pessoa deve ser levado em conta.

Imagine só lidar com um guitarrista com complexo de astro do rock n roll em uma banda de início de carreira.

Frustrante, no mínimo, né? Pensando nisso separamos aqui ótimas dicas para você encontrar músicos para a sua banda e partir logo para o que interessa.

E se você quer uma abordagem sobre COMO CRIAR UMA BANDA, temos aqui uma abordagem completa, com um debate muito legal realizado no canal do Rock in BH.

Use os aplicativos e plataformas digitais a seu favor!

aplicativos para encontrar musicos para sua banda

Estamos no século XXI e já conseguimos pegar carona através do celular, ouvir música, nos comunicar, fazer ligações, compras e o que mais for pela internet.

Por que não encontrar músicos para a sua banda através de aplicativos especializados nisso e dos sites focados em encontrar músicos?

Diferente do que muitos imaginam, sim, existem aplicativos e plataformas digitais focados apenas nisso. É como se fosse uma rede social que reúne diversos músicos em uma plataforma só.

Em sites e aplicativos desse tipo você pode entrar em contato com vocalistas, guitarristas, bateristas e o que mais você estiver pensando em trazer para o seu grupo. Basta olhar na internet pelos melhores aplicativos, fazer seu cadastro e começar a procurar pelos músicos que se encaixam no perfil!

Veja alguns aplicativos que serão úteis para que possa encontrar músicos para seu projeto:

Fleeber

O Fleeber é uma excelente plataforma, lançado em 2015, para quem é músico e está formando uma banda, fazer uma pesquisa de outros músicos que estão disponíveis para novos projetos, utilizando uma tecnologia de geolocalização, o que facilita bastante encontrar músicos na região. 

Para que possa entrar em contato com os membros, é necessário um cadastro, feito de forma gratuita na plataforma do Fleeber. A vantagem é que o login também tem uma conexão direta através do Facebook ou conta Google.

Músico Freelancer

O Músico Freelancer funciona como uma página de classificados, e a ideia da plataforma é bem simples, que pode ser até mesmo o suficiente para o intuito que deseja, que é a divulgação de seu trabalho.

Pode pesquisar, filtrando pela cidade que deseja, o preço que quer pagar pelo freelancer, e o instrumento que a pessoa toca. Encontrando, poderá conferir as informações da pessoa através de seu perfil.

Tô sem Banda

Esta é uma plataforma para quem, especificamente, procura uma banda, ou quer fazer parte de um projeto musical.

Nesta plataforma, poderá pesquisar pelo estado e / ou cidade, o instrumento que a banda está procurando, se o trabalho é cover ou autoral, enfim … muitas opções de segmentação na pesquisa.

Contratar Músicos

Este é mais um aplicativo, porém, voltado para o “job”, ou seja, para aqueles que tocam pela remuneração.

A plataforma Contratar Músicos tem uma funcionalidade interessante, que é o “Solicitar Orçamento”, o que difere das outras plataformas.

Você consegue solicitar um freelancer fazendo a divulgação do evento em que vão tocar, com todas as informações, como data, local. estilo de música e valor. Diante disto, a pessoa que tiver interesse, pode optar em participar da banda neste evento especificamente.

Forme Sua Banda

Ninguém conhece esta plataforma, não é mesmo? (ironia)

É simplesmente a plataforma mais famosa da internet, criada pelo Cifraclub, que tem o intuito de, divulgar músicos disponíveis para possíveis projetos, e divulgar bandas que estão necessitando de determinados músicos.

A plataforma hoje conta com um aplicativo que atende da mesma forma que o site, tornando a plataforma ainda mais dinâmica para encontrar o que precisa.

Músicos e Afins

Por fim, o site Músicos e Afins, que possui uma plataforma bastante simples , mas cumpre o que promete, onde em seu sistema poderá encontrar uma forma de pesquisa que filtra músicos de todo o Brasil.

No perfil do músico, poderá encontrar todas as informações necessárias (objeivo, região onde mora, instrumento que toca, experiências, etc ..) para encontrar o músico certo para seu projeto.

Conhece algum outro aplicativo?

Não deixe de comentar, porque é muito importante saber um pouco sobre suas experiências com estes aplicativos e plataformas citadas, e também com algum outros que não foi colocado aqui.

Deixe já seu comentário.

Eles podem estar mais próximos do que você imagina

encontre musicos em seu meio - familia e amigos

Lembra que dissemos que procurar músicos para a sua banda é como contratar alguém para um emprego? Então fica fácil de começar a procurar.

No caso de uma empresa, você contrataria alguém com recomendação de um funcionário muito bom ou alguém totalmente desconhecido?

Sabemos bem como a dinâmica funciona e você pode adaptar isso para a sua busca. Inicie sua procura entre seus amigos.

Certamente você não é o único músico no seu grupo. Converse com seu pessoal, espalhe a palavra a colegas e conhecidos, é sempre bom ver se alguém próximo atende aos critérios, visto que uma relação já foi estabelecida e a união musical pode ser beneficiada disso.

Amigos de Infância

É uma das boas alternativas que você tem para encontrar um bom parceiro para seu projeto. Imagina, pessoas que já tem entrosamento de vida, conhecem todas as qualidades e defeitos, certamente é uma pessoa de confiança que estará fazendo parte do seu projeto.

Agora, nada de confundir as coisas. Uma coisa é vocês fora do projeto, outra coisa é dentro. Então: FOCO. Ensaios devem ser produtivos, os todos músicos devem cumprir seus papéis, inclusive seu amigo. 

Família

Tem um irmão que toca? Uma mãe que sabe fazer back-vocal?

Talvez seja uma boa opção, porque até para tratar de assuntos da banda poderão ser resolvidos em momentos extras em casa, ou encontros de família, se for por exemplo um primo ou um tio. 

Mas, o mesmo questionamento de cima serve aqui também. Se é para fazer a banda dar certo, é importante entender que vocês precisam de seriedade e maturidade para lidar com tudo o que acontecer, e saber separar as coisas. 

Lavar roupa-suja de questões internas da família para dentro da banda … NEM PENSAR! O importante é ter FOCO, e separar bem as coisas.

Parentes de amigos, ou amigos de amigos

Digamos que não seja alguém próximo, mas alguém próximo conhece alguém que pode te ajudar. Entendeu?

O boca-a-boca é uma das formas mais poderosas que possuímos de divulgação, pois ela tem um ponto importante que alguns outros veículos não tem: a indicação.

Uma indicação de alguém que você confia, poupa bastante o tempo de encontrar alguém que você não conhece para investigar o passado da pessoa.

Óbvio! Estamos falando de pessoas de confiança que indicam músicos de confiança. Senão não adianta. Se indicar um guitarrista, por exemplo, que vai dar trabalho, é melhor ficar sem guitarra.

Cursos e Faculdades

Também é um ótimo lugar para encontrar pessoas dispostas a participar de algum projeto musical.

O relacionamento com os colegas de classe são constantes, então o envolvimento com eles ali é ótimo para criar uma amizade, e fazer um convite para um projeto bacana.

Dica: procure se aprofundar no aspecto moral da pessoa que você acha ser alguém que vai se encaixar no projeto.

Exemplo; Se a pessoa tem caráter, responsabilidades, e compromisso, perceberá isto dentro do que cumpre a fazer no próprio local de estudo, ou seja, se ela faz isto no curso ou faculdade, muito provavelmente será assim também na banda.

No seu trabalho

Outro ambiente importante, em que o envolvimento é maior do que se imagina. 

Quanto tempo você passa a lado da sua família em casa? E quanto tempo você passa com as pessoas que trabalha com você? Este é o ponto.

E ali pode acontecer de conhecer pessoas que tocam algum instrumento, e que estão dispostas a um projeto legal . E se não tiver ninguém ali, procure saber se seus colegas também conhecem alguém, se podem indicar alguém de confiança. 

Simples assim!

Qual a sua experiência com músicos nestes meios?

Já teve um irmão na sua banda? Ou colega de escola ou faculdade? Ou amigo de trabalho? Ou alguém que você conhece fez uma indicação?

Comente e conte-nos as experiências que tiveram, sendo elas positivas ou negativas. É muito importante pra gente.

Busque músicos onde eles estão

Se você não entendeu, vou explicar:

vá atrás de integrantes para sua banda onde eles costumam estar. Sim, vá até escolas de música, lojas de instrumentos e estúdios pela sua região ou bairro.

Faça cartazes ou anúncios e distribua por esses lugares com o retorno de algum contato.

Estúdios de Música

Os estúdios musicais são uma ótima alternativa para, não só conhecer novos músicos, mas fazer amizades com bandas, e também para acompanhá-los nos momentos de ensaio e gravação.

Entre em contato ou converse com o dono do estúdio em que ensaia, ou então do dono de um estúdio que você conheça, e veja com ele a indicação de algum músico que está disponível e que toparia tocar em um novo projeto.

Casas de Show

Assim como os estúdios musicais, as casas de shows tem a todo momento uma rotina de bandas que tocam no local. As bandas que tocam a todo momento sempre possuem uma grande amizade com os donos, e até mesmo aquelas que não tocam mais, mas mantem um contato.

Veja com o dono da casa se há alguém interessado em fazer parte de um novo projeto, seja específico sobre o que é este projeto, e talvez ele poderá indicar uma pessoa ideal para você.

Músicos de restaurantes

Estes são aqueles que estão buscando tornar o local um lugar mais prazeroso e agradável. Talvez seja o que você precisa.

Alguém que tem um conhecimento com contato ao público, tocar solo, enfim, pode não parecer, mas este músico tem experiência.

Se tratando de restaurantes ou lugares típicos, estes músicos tocam instrumentos bem específicos ao ambiente: violão, teclado, vocal … são tipicamente estes.

Escolas de Música

Alí pode encontrar pessoas cheios de energia e em busca de oportunidades para tocar. Se pintar uma oportunidade, não pensam duas vezes.

O ponto que, são músicos iniciantes, então não possuem experiência.

Logo, se o que precisa é de experiências musicais, então não é o local. Mas se é pra começar algo do zero, ou algo mais simples, este é um excelente lugar.

Artistas de Rua

Uma virtude que muitos músicos não possuem, mas estes certamente sim: CORAGEM, OUSADIA E PERSISTÊNCIA.

Temos por exemplo um grande exemplo em São Paulo, Willian Lee, grande guitarrista de rua, que foi inspiração para muitos guitarristas atuais.

Em aglomerados e grandes feiras, ou então nos grandes centros urbanos, poderão ser encontrados músicos que mostram um pouco de sua arte.

Se eles não possuem um material, como CD ou músicas na internet, certamente mostrarão pra você um pouco do que podem fazer, e se é o que realmente procura.

Feiras de Música

Por fim, as feiras de música.

E não estou falando dos músicos expositores, que sabemos que estão ali para divulgar as marcas que os patrocinam, e é claro, encher os olhos do que amam música, onde são realmente muito experiente, mas falo dos que vão visitar a feira.

Este é um excelente espaço para fazer um network, conhecer pessoas.

Se tem pretensão de ir em uma Expomusic por exemplo, tenha sempre: um cartão, um projeto em andamento, e um carisma para abordar novos e futuros amigos do cenário musical.

Conhece outros lugares além destes?

Fizemos várias citações de lugares, mas conhece mais algum outro que não foi citado aqui?

Então comenta logo abaixo, para que esta lista de lugares possa aumentar, através do seu comentário e contribuição.

Não tenha medo das redes sociais

use as redes sociais para procurar musicos para sua banda

Não tão especializadas quanto os aplicativos, as redes sociais também devem ser usadas como ferramentas para encontrar pessoal para a sua banda.

Pode ser o momento certo de entrar em contato com aquela pessoa que estudou com você em algum momento da vida mas perderam o contato no meio do caminho.

Vale a pena procurar por grupos e páginas voltadas para bandas e músicos que procuram entrar para algum grupo.

Uma vez dentro desses grupos, ponha anúncios regulares e as pessoas virão até você.

Grupos do Facebook

Aqui o movimento de pessoas é muito grande. É uma das redes sociais em que a estrutura do sistema permite anunciar e procurar aquilo que procura da melhor forma. 

Se tiverem interesse, já comentam no post, ou já te chamam via chat. E se tiver deixado um contato ali do whatsapp, logo te retornam.

Procure por grupos de música específicas da sua cidade ou região, porque certamente se alguém que você procura não se manifestar, alguém vai marcá-la na nos comentários da postagem. E isso acontece muito.

Sites de Anúncios – OLX

Pode parecer mentira, mas eu conheço pessoas que fizeram suas buscas, com êxito, pela OLX. Posso falar deste site, mas existem outros sites em que pode anunciar o que procura.

Pela OLX, coloque exatamente o que precisa, e verá que a plataforma oferece boas vantagens, inclusive a de impulsionar seu anuncio.

Se alguém tiver interesse, ela poderá te procurar via chat da própria plataforma, ou te procura via Whatsapp (caso seu número esteja no anuncio, e seja whatsapp).

Grupos de Whatsapp

É também uma opção!

Existem grupos musicais, e até sites que indicam grupos pelo qual você está interessando em participar. Geralmente estes sites disponibiliza uma lista enorme de vários grupos, separados em categorias.

Anuncie o que precise através destes grupos, e aguarde para que a pessoa te procure.

A vantagem dos grupos é que a todo momento gente nova entra, e ali poderá acompanhar mensalmente um novo músico. Ou, como sempre, alguém poderá indicar.

Qual outra rede social você indicaria?

Instagram? Linkedin? Yahoo Respostas?

Seja lá qual for outra rede social que tenha ajudado a encontrar músicos, deixe seu comentário logo abaixo, e conte-nos como foi sua experiência com esta rede.

Não descarte a alternativa de se juntar a uma banda

procure uma banda ideal para você

Isso mesmo!

Às vezes tanto tempo e energia que estão sendo investidos em iniciar uma banda do zero que poderiam ser melhor empregados em treino e tempo de integração em uma banda que já está formada.

Entendemos que todo mundo tem seu modelo ideal de banda na cabeça, mas as coisas não saem sempre conforme planejamos. Se você está há muito tempo procurando componentes perfeitos para a sua banda, talvez seja hora de se adaptar com algo que já existe.

Nada te impede de um projeto paralelo

Exato!

Óbvio, tenha em mente que, se fechou com uma banda, parte do seu tempo pertence a eles, pois você assumiu um compromisso, e está no lugar de alguém que gostaria de estar tocando na banda em que você está agora. 

Mas, se tá tudo certo, se seu tempo já está dividido, e se o seu planejamento está saindo conforme previsto, então continue procurando alguém até que consiga o músico ideal para seu projeto.

E se ainda pensa em montar uma banda … Não tenha pressa

A pior coisa do mundo é a pressa nestes momentos

Acredite, eu sei!

Se vai arrumar um guitarrista, que não seja APENAS UM GUITARRISTA, porque isto sim você arruma rápido, e tem um monte por aí.

Mas que seja um guitarrista, que assuma o compromisso, que cumpra os horários, que chegue nos ensaios com tudo no jeito, e que não fure nos shows.

Então …. CALMA.

Se tá a algum tempo em busca do músico para integrar uma vaga na banda, não tenha pressa. Encontre alguem com maturidade para levar este projeto com você.

Já passou por este tipo de situação?

Como foi sua decisão ao decidir tocar em outra banda?

Não deixe de comentar, porque uma situação como esta, sem dúvida, vale ouro para quem está começando a desbravar este mundo do cenário musical. 

Comente!

E você? O que achou do artigo? Está procurando um músicos para formar sua banda?

Aqui buscamos detalhar ao máximo para que você possa encontrar aquilo que realmente procura.

Comente abaixo sobre o que achou do artigo. E se tem algo a acrescentar sobre o conteúdo, algum método para encontrar pessoas ou algo do tipo, deixe seu comentário, pois será também de grande utilidade para todos que estão em busca da formação de uma boa banda.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.