Como melhorar a sua presença de palco

0

Cantar todas as músicas dentro do tom correto, seguindo a melodia e agradando o público, está longe de ser o único desafio dos vocalistas, já que ter presença de palco é essencial.

Assim, ser um bom cantor de rock ou metal é uma tarefa árdua e que exige muita dedicação em cada uma das atividades realizadas, além de muitas e muitas horas de treino.

Os shows, por exemplo, são um momento esperado por todo e qualquer artista. É através deles, que surge a maior oportunidade de se conectar com o público, e entender o que ele espera das músicas. Essa conexão é essencial. No entanto, oferecer um setlist surpreendente e manter os espectadores atentos sempre, não é fácil.

Sabendo disso, separamos aqui algumas dicas simples e práticas para que você desenvolva presença de palco e transforme os shows em um verdadeiro espetáculo. Confira abaixo!

Presença de palco: princípios básicos

A presença de palco é muito importante para um músico ou banda, visto que ajuda a melhorar na interação com o público.

E para que isso se desenvolva, existem diversas maneiras, como por exemplo, mostrar o porquê de estar ali.

Mostre a verdade, quem você é, sem personagens. Dessa forma, a conexão com as pessoas presentes ali vai ser bacana e inesquecível para ambos. 

Saiba mais sobre esse tópico no vídeo abaixo:

Como aprimorar a presença palco?

O principal fator para melhorar a presença de palco deve partir de nós mesmos, pois ninguém vai se apresentar da mesma forma que você. Por isso, procure assistir shows de grandes ídolos, estude a postura deles e siga pelo caminho que se identifique mais. 

Veja mais no vídeo a seguir:

É possível ensaiar a presença de palco?

Muitos músicos costumam ensaiar as músicas e fazer toda preparação antes dos shows. Porém, não vá pensando nisso, pois muitas inseguranças podem surgir no caminho. Treine bastante antes das apresentações, mas faça a performance da maneira mais confortável para você. 

No vídeo abaixo, fala-se como mais profundidade, sobre esse tópico:

Quais equívocos de uma presença de palco?

O primeiro erro de muitos artistas é “ser perfeito demais” no palco, e isso não pode acontecer.

Quando vamos a um show de qualquer músico ou banda, queremos sentir a energia que eles trazem quando tocam algum som. Por isso, não seja monótono! Vibre, dance, interaja e o mais importante: divirta-se!

Além disso, não force nenhuma situação, ainda mais se for para prender a atenção do público. As pessoas gostam de verdade, por isso, transmite-a! 

No vídeo a seguir, você confere um pouco mais sobre esse tópico:

Principais dicas para melhorar a sua presença de palco

Para que você seja um cantor completo, é essencial ir muito além da voz e mostrar uma ótima presença de palco. Assim, para te ajudar, confira abaixo algumas dicas!

Pense fora da caixa

O formato mais comum dos shows é quando o cantor solo ou vocalista fica o tempo todo em frente ao microfone, seja com uma guitarra e violão, ou com as mãos livres.

No entanto, manter o público cativado dessa forma é uma tarefa árdua, que na maioria das vezes não funciona muito bem com os iniciantes.

Sendo assim, procure pensar fora da sua zona de conforto e descobrir novos locais do palco.

Caso se sinta confortável, livre-se do pedestal do microfone e circule ao redor da área. Com essa simples atividade o show ficará mais dinâmico e os espectadores vão prestar mais atenção em você.

Interaja com o público

Um dos fatores determinantes que fazem as pessoas saírem de casa para ir até o show é a experiência. Estar em frente ao palco, ouvir as músicas ao vivo e ver os artistas, proporciona uma memória real e extremamente marcante.

Com base nisso, se você deseja tornar esse momento ainda mais especial para o público, interaja com ele.

Com toda certeza, aquela simples olhadinha, fala ou aproximação vai se tornar uma das partes mais marcantes para os espectadores, que sairão do local com uma nova história para contar.

Evite o playback

Todos sabemos que em alguns casos, o playback é inevitável, devido a estrutura dos palcos ou lugares do show. No entanto, esse método de apresentação sempre acaba amarrando os músicos, e impedindo-os de criar novas experiências com a música que estão cantando.

Portanto, sempre que você tiver uma oportunidade de cantar ao vivo, não a desperdice. Desse modo, você aprenderá novas maneiras de cantar a música e descobrirá ainda mais sobre o som, percebendo significados dentro dele que serão vistos também pelos espectadores.

Descubra quais são as suas inspirações

Um músico que diz que não se inspira em ninguém, com toda certeza, não é confiável. Afinal, é raríssimo encontrar alguém que aprendeu a tocar diretamente com músicas autorais. Os covers costumam ser sempre um caminho mais “fácil” e simples, oferecendo todo tipo de inspiração para os trabalhos próprios.

Sendo assim, se você está com dificuldades de encontrar o seu lugar dentro do palco, procure inspiração em grandes ídolos da música. Ao ver o que eles faziam, você descobrirá o que pode funcionar e novas maneiras de adaptar os trejeitos para o seu som que deseja produzir e como se apresentar nos shows.

Personagem ou natural? O que ser no palco? 

Muitos artistas se comportam de uma maneira diferente nos palcos, pois lá, adotam medidas para chamarem a atenção do público, e até da grande mídia. Por isso o uso do termo “personagem”. É válido lembrar que nenhum cantor solo ou banda está 100% de cara limpa nas apresentações.

Você pode conferir um pouco mais sobre esse assunto no link abaixo:

A presença de palco em espaços menores 

Independente do tamanho do palco, não deixe de pensar que é o lugar no qual você vai se apresentar. Além disso, aproveite o espaço, faça o mesmo show e se entregue da mesma forma que em um lugar maior. Vai dar tudo certo!

Confira mais sobre esse tópico a seguir:

Qual a importância da presença de palco?

Para qualquer músico ou banda, a presença de palco é muito importante, pois é como se fosse um cartão de visita ao público – fazendo o link das pessoas com quem está no palco. 

Caso queira saber um pouco mais sobre esse tópico, assista ao vídeo abaixo:

Com todas essas dicas, não vai ser difícil se tornar o novo Freddie Mercury dos palcos. Dessa forma, anote todas e comece hoje mesmo a praticar suas novas “skills” de apresentação!

Assista também, o vídeo completo sobre todos os tópicos abordados no texto acima: 

https://www.youtube.com/watch?v=JoKrG5nGmzk

Compartilhar.

Sobre o Autor