Vocal para iniciantes – Como cantar e arrasar!

0

Cantar é um dom que muitas vezes nasce com as pessoas e é desenvolvido desde cedo, com muita prática e treino! No entanto, isso não significa que a técnica não pode ser aprendida ao longo da vida, através de exercícios e educação vocal.

Atualmente, são vários os tipos de aula que podem ser realizados de maneira presencial ou online. Assim, pode-se aprender a cantar de maneira bonita e afinada, acertando músicas consideradas difíceis até para profissionais.

Sabendo disso, citamos aqui algumas dicas simples para você que deseja desenvolver a sua técnica vocal. Desse modo, você poderá realizar o seu sonho de se tornar um cantor ou vocalista de uma banda de sucesso. Continue acompanhando para saber mais!

Entenda qual é a sua extensão vocal

A extensão vocal é um fator que muda de acordo com cada pessoa, sendo diretamente influenciado pela laringe.

Para descobrir a sua, é necessário verificar em qual tom você se sente mais confortável para cantar (entre os graves e agudos). Comumente, pessoas que possuem voz mais grossa e rouca se saem muito bem nos graves, enquanto aqueles de voz fina e baixa fazem sucesso nos agudos.

Para isso, tente cantar diversas músicas junto com a voz original e descobrir os tons nos quais você se sai melhor. Desse modo, poderá entender mais sobre si mesmo e seu ritmo musical preferido.

Aprenda a aquecer a sua voz

Cantar sem aquecer a voz é um erro que pode resultar não apenas em um resultado insatisfatório, mas em sérios problemas nas cordas vocais. Sendo assim, o processo de educar a voz está diretamente ligado ao aquecimento, que ajudará a aumentar a sua extensão e a não machucar as cordas vocais.

Na internet existem vários exercícios que você pode realizar sempre antes de iniciar a sua prática. Portanto, crie uma rotina com eles e utilize-os todos os dias.

Treine a sua dicção

Entre todos os fatores que tornam uma apresentação de canto bonita, com toda a certeza a dicção se destaca no resultado final. Através dela é possível entender melhor a mensagem da música, absorvendo cada uma das palavras pronunciadas, independentemente da língua.

Sabendo disso, procure treinar o som de todas as consoantes e vogais, entendendo como a sua voz se comporta em cada um deles. Desse modo, suas apresentações se tornarão ainda mais bonitas e coerentes ao público.

Sempre se mantenha hidratado

A hidratação das cordas vocais é um influenciador direto no aprendizado e educação da voz. Sendo assim, procure beber no mínimo dois litros de água por dia, inclusive enquanto estiver praticando.

Desse modo, sua garganta estará sempre muito bem lubrificada, o que facilita a saída do som e faz com que o resultado se torne mais agradável e afinado.

Sempre mantenha a postura correta durante o canto

Todos sabem que a respiração é um influenciador direto para o canto, já que o fôlego precisa ser mantido para a execução de certas notas mais compridas.

Para que ela seja facilitada, sempre mantenha uma postura adequada enquanto está cantando. De preferência, fique de pé e com a coluna ereta e os dois pés fixos no chão. Assim você terá um maior controle do seu diafragma, respirando e expirando corretamente.

Com todas essas dicas, com toda a certeza você conseguirá melhorar a sua técnica vocal pouco a pouco. Quando menos perceber, estará arrasando em todos os palcos que pisar!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.