Vocal para iniciantes – Como cantar e arrasar!

0

Cantar é um dom. Muitas pessoas nascem com ele e acabam desenvolvendo a voz desde cedo, com bastante prática e treino! No entanto, isso não significa que alguém não possa aprender ao longo do tempo, utilizando técnicas, exercícios e educação vocal, inclusive com treinamentos de Vocal para iniciantes.

Atualmente, existem vários tipos de aulas que podem ser realizadas presencialmente ou online. 

Dessa forma, pode-se aprender a cantar de maneira bonita e afinada, acertando músicas consideradas difíceis – até para profissionais. 

Por essa razão, vamos citar algumas dicas simples para você, que deseja desenvolver a voz, seja no rock, no metal, ou qualquer estilo musical, e assim, realizar o sonho de se tornar um cantor solo ou vocalista de uma banda de sucesso.

Continue acompanhando para saber mais sobre Vocal para iniciantes e inicie o seu sonho de ser cantor.

Cantar é mais fácil que tocar um instrumento?

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, ser um cantor solo ou vocalista de uma banda, não é fácil, e vai muito além de “cantar e decorar a letra”. 

Existe todo um preparo que começa bem antes do show: muitos exercícios, estudo para perceber qual o tipo de voz, o tom que é preciso cantar e a interação do cantor/vocalista para com o público que está assistindo (englobando até mesmo, expressões corporais e interpretações). 

Para saber um pouco mais sobre isso, confira o vídeo abaixo: 

O vocalista precisa aprender a tocar algum instrumento? 

Não necessariamente, mas é um fator positivo. O cantor que tem alguma familiaridade com o instrumento, possui conhecimento sobre notas musicais, e assim, ajuda a entender mais a voz e identificar qual o melhor tom. 

Muitas vezes, a evolução vocal pode vir através de um instrumento: identificar erros nos tons, conseguir fazer a passagem das notas – de agudo para grave, ou vice-versa. Para quem está começando, essa é uma ótima dica! 

Saiba mais no vídeo abaixo: 

Técnicas básicas para cantar: como treinar o vocal para iniciantes

Afinação, ritmo, conhecer a extensão vocal e trabalhar o diafragma são algumas das técnicas básicas para cantar, pois cada uma delas tem uma grande importância na hora de artista subir ao palco.

Para entender um pouco melhor sobre como essas técnicas ajudam durante todo o processo de aprendizagem, clique no link abaixo: 

O texto a seguir, é uma continuação desse tópico. Vamos mencionar outros tipos de técnicas e exercícios musicais para você. Continue com a leitura e saiba tudo sobre o Vocal para iniciantes.

Entenda qual é a sua extensão vocal

A extensão vocal é um fator que muda de acordo com cada pessoa, sendo diretamente influenciado pela laringe.

Para descobrir a sua, é necessário verificar em qual tom você se sente mais confortável para cantar (entre os graves e agudos). Geralmente, pessoas que possuem voz mais grossa e rouca, saem muito bem nos graves. Enquanto aqueles de voz fina e baixa, fazem sucesso nos agudos.

Dito isso, tente cantar diversas músicas junto com a voz original e descobrir quais os tons que você se sai melhor. Assim, poderá entender mais sobre si mesmo e qual o ritmo musical preferido.

Aprenda a aquecer a sua voz

Cantar, sem aquecer a voz, é um erro que pode resultar não apenas em um resultado insatisfatório, mas em sérios problemas nas cordas vocais. 

Sendo assim, o processo de educar a voz está diretamente ligado ao aquecimento dela, que ajudará a aumentar a extensão e não machucar as cordas vocais.

Na internet existem vários exercícios que você pode realizar sempre antes de iniciar a sua prática. Portanto, crie uma rotina com eles e utilize-os todos os dias.

Treine a sua dicção

Entre todos os fatores que tornam uma apresentação de canto bonita, com toda certeza, a dicção se destaca no resultado final. Através dela, é possível entender melhor a mensagem da música, absorvendo cada uma das palavras pronunciadas, independentemente da língua.

Com isso, procure treinar o som de todas as consoantes e vogais, entendendo como a voz se comporta em cada um deles. E assim, as apresentações se tornarão ainda mais bonitas e coerentes ao público.

Como dominar o corpo na hora de cantar? 

O primeiro passo para dominar o corpo é entender que qualquer um pode cantar, pois é como fazer um exercício físico: muito treino, a maneira que vai dominar as cordas vocais e conhecer o próprio corpo. 

Além disso, o corpo é um instrumento, como um violão. Ele vai produzir um som de acordo com as cordas vocais. 

A escala que você trabalha também é um fator importante, pois se cantar fora do tom, vai machucar as cordas vocais e desgastar a voz. Clique no link abaixo e confira um pouco mais sobre esse tópico: 

Como cuidar das cordas vocais? 

Aproveitando o gancho do tópico anterior, é importante cuidar das cordas vocais. E para isso, aqui vão algumas dicas que vão ajudá-lo: 

Exercícios musicais, evitar alimentos gordurosos ou com bastante açúcar, bebidas alcoólicas e sempre se manter hidratado – que será explicado melhor no próximo tópico. 

O vídeo abaixo fala um pouco mais sobre isso: 

Sempre se mantenha hidratado

A hidratação das cordas vocais é um influenciador direto no aprendizado e educação da voz. Por essa razão, procure beber no mínimo dois litros de água por dia, inclusive enquanto estiver praticando.

Desse modo, a garganta estará sempre muito bem lubrificada, o que facilita a saída do som e faz com que o resultado se torne mais agradável e afinado.

Sempre mantenha a postura correta durante o canto

Todos sabem que a respiração é um influenciador direto para o canto, já que o fôlego precisa ser mantido para a execução de certas notas maiores.

Para que ela seja mais fácil, sempre mantenha uma postura adequada enquanto está cantando, de preferência fique de pé e com a coluna ereta e os dois pés fixos no chão. Dessa forma, você terá um maior controle do seu diafragma, respirando e expirando corretamente.

Com todas essas dicas, você conseguirá melhorar a técnica vocal pouco a pouco. Quando menos perceber, vai estar arrasando em todos os palcos que pisar! 

E se você quiser ver mais detalhes sobre as dicas anteriores, assista ao vídeo completo. Basta clicar no link: 

https://www.youtube.com/watch?v=iSG883_4Uok

Compartilhar.

Sobre o Autor