Como conseguir lugares para tocar em BH e região?

0

Não é de hoje que Belo Horizonte tem uma cena de rock muito forte. Grandes nomes da música nacional como o Sepultura e o Eminence nasceram e fizeram os primeiros shows na região.

Sendo assim, até os dias atuais jovens têm essas bandas como inspiração e criam grupos sonhando com o sucesso.

Porém, conseguir lugares para tocar, quando se é iniciante, não é uma tarefa fácil. Com base nisso, separamos aqui as melhores dicas para quem deseja fazer shows por contra própria e conhecer o público da região. Confira abaixo!

As melhores casas de rock em Belo Horizonte

BH sempre teve uma tradição rock n roll nas origens. Desse modo, muitas das casas que ainda movimentam a noite, datam de muitos anos atrás. “A Obra” é um grande exemplo disso. Trata-se de uma casa dançante, onde o rock toda todas as noites e sendo a preferida de vários músicos e do público.

A Rota 85, por sua vez, é um local com toda a estética de um pub inglês: quadros de grandes nomes do rock nas paredes, e até mesmo uma mesa de bilhar fazem parte da decoração local. Quanto a música, os covers de bandas famosas sempre animam as noites.

Além desses, locais como o Circuito do Rock e o Underground Black Pub precisam ser citados e proporcionam ótimas experiências aos músicos e ao público.

Dicas para conseguir locais para tocar em Belo Horizonte

Esses nomes de locais são bem conhecidos do público que gosta de rock em BH, sendo um grande sonho tocar nesses palcos.

Dessa forma, conheça as melhores dicas para conseguir shows na região e aproveite para aprimorar o seu networking e conquistar novas oportunidades.

Torne-se parte do público da casa

Quando se está constantemente no local, muitas vezes tem-se oportunidades de conversar com o dono ou responsáveis pelo show. Ao ver você e sua banda por lá, eles verão o quanto vocês são fiéis e com toda a certeza convidarão para um show.

Além disso, ao frequentar a noite também se tem a oportunidade de fazer vários contatos com pessoas importantes do meio.

Crie um perfil para a sua banda e mantenha-o ativo

Ter um perfil nas redes sociais para postar sobre sua banda é fundamental para conquistar shows. Ele funciona como uma espécie de portfólio que pode ser observado pelos donos das casas antes de fazer a contratação.

Sendo assim, invista em um perfil e mantenha-o ativo. Se sentir necessidade, faça um ensaio de fotos com a sua banda, para que crie o conceito visual e uma marca. Além disso, sempre faça vídeos dos shows, interaja com o público e poste partes dos ensaios.

Viver da música é uma tarefa complicada até para quem já possui certa fama. Dentro desse meio é preciso trabalhar muito até ter um nome consolidado. Sendo assim, comece hoje mesmo a colocar essas dicas em prática e acrescente vários shows em sua agenda!

Mande mensagens falando sobre o seu trabalho

Atualmente, todos nós temos redes sociais, inclusive as casas de show. Comumente elas são administradas pelos próprios donos dos locais. Sendo assim, mande mensagens falando que gostaria de tocar e ofereça um preço acessível para o início.

Se você demonstrar que é simpático e acessível, com toda a certeza vai conseguir conquistar várias noites em BH.

Casas de show tem ajudado os músicos com a carreira?

As casas de show são, em maioria, empresas privadas. Por esse motivo, é muito difícil uma banda conseguir um espaço para se apresentar, pois não oferecem um canal direto de comunicação, o que dificulta qualquer grupo a fazer show no lugar. E para que isso se torne possível, ambos devem construir uma relação mais profunda. 

Para mais detalhes, assista ao vídeo abaixo:

Quando cobrar, e quando NÃO cobrar para tocar?

Neste tópico, é possível observar vários cenários nos quais pode-se cobrar cachê, quando não são cobrados – por serem eventos beneficentes – ou no caso dos iniciantes, aceitaram fazer show apenas porque querem mostrar o som que produzem. 

Por conta disso, separamos um vídeo com alguns músicos que explicam o ponto de vista deles, além de falar sobre cada situação específica em relação aos cachês de shows, de forma mais detalhada. Confira no link abaixo:

Profissionalismo: qual postura a banda precisa ter?

Existem diversos fatores para ajudarem os músicos com relação a postura que precisam tomar. A primeira delas é a comunicação entre os membros do grupo. Junto à isso, também deve estar bem ensaiada e com repertório pronto– esses três passos mostram se todos estão entrosados.

Além disso, é preciso ver qual o tipo de abordagem vai usar na casa de rock escolhida, visto que cada ambiente possui um estilo próprio e uma proposta diferente. Escolha o local que faça mais sentido para você – seja cantor solo ou junto a banda. 

Veja mais sobre esse tópico no vídeo a seguir:

Agora que você já conhece as melhores dicas para conseguir crescer e tocar em qualquer lugar de BH, comece a aplicar essas técnicas e torne as suas metas em conquistas.

Compartilhar.

Sobre o Autor