Como criar as músicas próprias e autorais? Confira as 5 melhores dicas!

0

A maioria dos músicos iniciam a carreira fazendo covers de outros artistas – seja heavy metal ou rock clássico – sendo um caminho mais rápido para entrar no meio, e consequentemente, conseguir os primeiros shows. No entanto, depois de certo tempo, para consolidá-la, é importante ter e criar as músicas próprias – as autorais. 

Porém, compor não é uma tarefa fácil. Além de ser necessária certa inspiração, também é preciso usar as palavras da maneira certa para transmitir a mensagem certa.

Por isso, vamos citar várias dicas para quem deseja começar a escrever suas primeiras músicas. Acompanhe abaixo e saiba como criar as músicas próprias! Boa leitura!

Inspiração Musical – Como ter? 

Quando tentamos compor à força, sem ter inspiração prévia, o resultado não fica bom, pois a música fica cheia de clichês e nem nós conseguimos gostar. 

Por conta disso, procure entender o que te faz sentir inspiração. Seja através da arte – músicas ou literatura – acontecimentos cotidianos, e principalmente, vivências pessoais. 

No último caso, preste atenção não apenas na letra, mas nos acordes e no contexto como um todo. Dessa forma, a inspiração virá automaticamente e você conseguirá compor músicas incríveis.

Para mais detalhes, confira o link abaixo: 

Como criar as músicas próprias autênticas? 

É difícil criar algo novo em dia, visto que existem diversas opções e trabalhos que já foram feitos anteriormente, principalmente na internet.

Por isso, procure o nicho no qual você quer alcançar, e tentar trazer mensagens e arranjos diferentes. Dessa forma, o público vai notar o trabalho que está sendo feito.

Confira um pouco mais sobre esse assunto no vídeo abaixo:

Sempre anote as ideias 

Quem está acostumado a compor alinhado com a inspiração, muitas vezes têm ótimas ideias, mas em momentos inoportunos. Por esse motivo, caso você perceba que teve um pensamento bacana, não o deixe passar sem anotar.

Anote onde puder: desde o bloco de notas do celular, até no caderno de composições. Assim, quando estiver com mais tempo, poderá retornar a ele e continuar linha de raciocínio.

 Volte para as canções em outro momento

Quando terminar a letra de uma canção, nunca a coloque como “pronta” em um primeiro momento. Deixe para a ler novamente outro dia, quando não lembrar mais das frases. Com isso, conseguirá verificar melhor se as palavras estão bem encaixadas e se fazem sentido no contexto.

Procure não se apegar a trechos específicos. Muitas vezes eles não ficaram tão legais e você não consegue enxergar isso. Peça sempre a opinião de alguém de confiança antes de gravar ou vender a composição.

Pense primeiro na letra

Muitos músicos – já experientes – conseguem compor a melodia e depois escrever uma letra que se encaixe a ela. No entanto, essa é uma tarefa bem mais difícil para os leigos.

Sendo assim, em um primeiro momento, se afaste completamente do instrumento e pense na letra. Depois de escrita, você pode começar os trabalhos de encaixe na melodia. Caso não esteja encontrando o ritmo ideal, peça ajuda de outra pessoa mais experiente. Em hipótese alguma mude alguma frase da sua letra para que se encaixe na letra.

Dinâmica de Criação – Vocal e Instrumentos

Quando você faz parte de um grupo, ou até mesmo possui uma equipe que toque os instrumentos enquanto canta – no caso de um cantor solo – é preciso entender que não se pode impor uma única forma de ver aquilo.

Por exemplo, ao compor uma música junto a alguém, muitas vezes não enxergamos algo legal nela e o outro sim. Até mesmo, pode não ficar da mesma forma que imaginamos, e quando vista de outra forma, o resultado fica melhor do que o esperado. 

Por esse motivo, todos os integrantes de uma banda ou a equipe de um cantor solo, devem fazer parte do processo de criação, tendo vários pontos de vista com relação a melodia e com a letra. 

Para mais detalhes, confia o link a seguir: 

Por que criar músicas autorais? 

A necessidade da criação de músicas autorais traz diversos motivos. Um deles é mostrar para as pessoas aquilo que o cantor/vocalista acredita, alguma mensagem – sendo até um desabafo pessoal – ou ponto de vista. 

Além disso, pode ser a continuação de um legado. Muitos artistas se inspiram em outros, e querem entregar a mesma mensagem como uma forma de inspiração. 

Por fim, criar músicas autorais é uma questão de renovação, pois se não existissem, todas os cantores cantariam sempre do mesmo. 

E para entrar um pouco mais nesse tópico, clique no link abaixo:

O Público quer coisa nova?

Como dito anteriormente, se os artistas não lançarem músicas novas e autorais, o público sempre vai ouvir do mesmo.

Dessa forma, sim, todos querem escutar o novo: seja para conversar com os amigos sobre isso, para escutar nas rádios, para adicionar a música na playlist ou até porque gostou da música e se identificou com a letra. 

O tópico foi profundamente abordado no vídeo abaixo:

Tem Espaço para Todos

Nos tempos atuais, é muito mais fácil um artista, até mesmo iniciante, estar no mesmo lugar que os cantores mais famosos, devido à facilidade com relação a tecnologia e, também, por conta das plataformas de stream

Mas para impulsionar isso, a ajuda de pessoas próximas e indicações, além da divulgação nas redes sociais, ajuda muito cantores solo e bandas a alavancarem as carreiras. 

O vídeo a seguir aborda muito sobre essas questões: 

Se você está buscando compor suas músicas, anote todas essas dicas! Com toda a certeza elas farão muita diferença e vão te ajudar a escrever sons incríveis!

Além disso, você pode acompanhar mais detalhes no vídeo abaixo:

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.