O Rock In BH trouxe alguns convidados para falar mais sobre essa banda que marcou os anos 70. Confira algumas curiosidades sobre ela e entenda a sua importância!
Muitos aqui já devem ter ouvido falar ou conhecem a banda The Runaways, um grupo formado somente por mulheres, que além de terem marcado dos anos 70, bateram de frente com o cenário musical daquela época.
Mas vocês sabem dizer qual o impacto desse grupo na história do rock? Bom, convidados algumas pessoas para debater esse tema em live. Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BHLembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BHSiga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo.
- Site Oficial: https://rockinbh.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/rockinbh_of… (@rockinbh_oficial)
- Facebook: https://www.facebook.com/rockinbhoficial
- Youtube: https://youtube.com/rockinbh
Qual a importância da banda The Runaways?
Ao ser perguntada sobre qual estilo de rock a banda The Runaways seguiram na década de 70, a convidada Mariana Camelo responde que o período em que elas ingressaram nesse cenário foi transição daquele rock mais pesado – como Led Zeppelin e outros grupos – para o punk, que estava começando.
Em seguida, ela diz que duas integrantes ficaram responsáveis por essa difusão de sonoridades: a Lita Fort – que para Mariana, é considerada uma heroína das guitarras, pois a jovem tinha apenas 16 quando estava na The Runaways – e a Joan Jett.
Depois, ela comenta que apesar do grupo possuir uma união entre rock pesado e punk, Lisa Fort e Joan Jett seguiram caminhos diferentes quando entraram em carreira solo. Enquanto Lisa abraça o heavy metal – graças às habilidades guitarristas que possui e também, pelas referências, como Jimi Hendrix – Joan Jett foi para punk, pois a cantora já tinha mais esse estilo definido desde a época da banda. Por fim, Mariana conclui que é realmente difícil dizer qual dos gêneros predominava no som delas.
Impacto do The Runaways no rock
Após todo esse bate-papo, vimos o impacto que The Runaways trouxe para o cenário musical. O fato de serem uma banda formada só por mulheres é bastante inovador – pois se olharmos para aquela época, o rock era dominado praticamente por homens.
Isso também influencia outras mulheres que curtem bastante o gênero a formarem grupos iguais ao delas. Um outro ponto bastante interessante é essa fusão de sonoridades citadas por Mariana; nos anos 70, o rock estava abrindo espaço para outro gênero: o punk.
Como vocês bem devem ter visto na live, a banda conseguiu fazer um som bem diferente – principalmente depois da entrada de Joan Jett no lugar de Cherie Currie, pois ela tinha influências totalmente voltadas ao punk. Sendo assim, por conta desses motivos, fica claro o impacto que The Runaways teve no cenário musical, e como o grupo conseguiu mudar o jeito de fazer música nos anos 70.
Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais:
Mariana Camelo
Instagram: https://www.instagram.com/marianacamelo/
James Bertisch
Instagram: https://www.instagram.com/j.l.bertisch/
Gostou? Deixe já seu comentário!
Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.