MULHERES QUE MARCARAM A HISTÓRIA DO ROCK: conheça suas trajetórias

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para comentarem sobre esse assunto e também relembrar alguns grandes nomes que estão na história

Ao longo da live, citamos algumas mulheres que marcaram a história do rock – sendo uma delas Janis Joplin, da banda Heart. Você sabe quem também fez parte desse cenário?

Bom, o Rock In BH convidou alguns especialistas para abordarem esse assunto mais profundamente, além de sugerirem outros grandes nomes femininos desse gênero. Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir: 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Site Oficial: https://rockinbh.com.br/​ 

Instagram: https://www.instagram.com/rockinbh_of…​ (@rockinbh_oficial) 

Facebook: https://www.facebook.com/rockinbhoficial​ 

Youtube: https://youtube.com/rockinbh

Quais mulheres estão na história do rock?​

Em um momento da live, Mariana Camelo comenta sobre um trabalho na época da faculdade, que tinha como tema: “As mulheres no rock brasileiro”, e isso a inspirou, inclusive, para fazer uma playlist no canal dela, apenas com músicas de artistas femininas desse gênero.

Ela gostou tanto de pesquisar sobre o assunto, que foi convidada pelo dono de outro canal justamente para abordar esse conteúdo. 

Além disso, Mariana conta que se surpreendeu bastante ao ver que muitas mulheres faziam parte não só do rock, como também no heavy metal, no grunge – e em outras vertentes – nos anos 80. “Realmente, foi [nessa década] quando o protagonismo feminino deixa de ser uma exceção, e vira uma regra. Porque faz parte da estética (…) mas antes, não tinha essa visibilidade toda não”. Ela também destaca que, apesar de artistas e bandas femininas começarem a entrar nesse cenário, os homens ainda estavam no comando desse gênero. 

Como estavam abordando mais sobre mulheres no rock na década de 80, a convidada ressaltou o quanto achava a vocalista Wendy O. Willians – da banda Plasmatics – icônica, porque achava genial a forma como a artista conseguia misturar dois gêneros distintos no som do grupo, que são o metal e o punk.

Na época, os dois estilos musicais estavam bastante em alta, mas nunca tinham sido aplicados no mesmo som, o que torna o feito da cantora algo totalmente novo no cenário do rock.

“A estética do heavy metal se define em solos muitos bem estruturados, com letras mais fantasiosas, aquela coisa toda. Enquanto o punk, é aquela coisa nua e crua (…) enquanto a Wendy traz essas duas coisas, eu ficava tipo O QUÊ? (…) ela é uma das mulheres mais importantes do rock anos 80, mesmo não sendo do mainstream”. 

Estilos diferentes de músicas

Depois de Mariana falar sobre a vocalista da banda Plasmatics, James Bertisch diz que as mulheres dessa época, apesar de migrarem para o pop, tiveram as raízes no rock.

E ao recordar esses nomes, eles foram relembrando de uma outra cantora, a Ann Wilson, do grupo Heart, que além de se inspirar em Janis Joplin – outro grande nome do rock – fez diversos tributos que emocionaram o coração de muitos fãs, entre eles, “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin. 

Como as mulheres se destacam no rock?

Por fim, Mariana diz que admira que as mulheres do Heart se adaptaram muito bem a estética dos anos 80, sem perder a essência delas – tornando o som muito mais autêntico.

E James confirma, mencionando outro grupo Fleetwood Mac – que além de cantarem bastante, também escreviam as próprias músicas – contando que através do timbre e da voz das vocalistas, é possível perceber a identidade criada por elas.

Ele também diz que nessa época, começaram a surgir grandes nomes do gênero, sem contar o heavy metal e punk. Aliás, você sabe alguma artista ou banda feminina que marcou a história do rock e não foi mencionada? Fale nos comentários! 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Mariana Camelo 

Instagram: https://www.instagram.com/marianacamelo/ 

James Bertisch

Instagram: https://www.instagram.com/j.l.bertisch/

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário. 

Compartilhar.

Sobre o Autor