MULHER GUITARRISTA – HISTÓRIA DO ROCK: QUAL FOI A PRIMEIRA?

0

O Rock In BH convidou especialistas para debater, em live, esse assunto e falar um pouco mais da trajetória dessa cantora clássica

Muitas mulheres apareceram tocando guitarra pela década de 70, e o maior exemplo disso é a banda The Runaways – que foi bastante mencionada pelos convidados.

Mas você sabia que, antes delas, já existiam algumas guitarristas no cenário do rock? Na live, revelamos alguns nomes dessas artistas! Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir: 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Site Oficial: https://rockinbh.com.br/​ 

Instagram: https://www.instagram.com/rockinbh_of…​ (@rockinbh_oficial) 

Facebook: https://www.facebook.com/rockinbhoficial​ 

Youtube: https://youtube.com/rockinbh

Qual foi a primeira mulher guitarrista da história do rock?​

Ao serem perguntados se a guitarrista da banda The Runaways foi a primeira a ser vista tocando o instrumento, Mariana Camelo, prontamente, respondeu que já havia outras mulheres guitarristas antes dela.

“O que seria dessa mulher se não fosse a Sister Rosetta?”. Muitos não a conhecem, mas é uma artista muito talentosa: além de guitarrista, cantava e compunha as próprias músicas. “É a mãe do rock. Ela foi importantíssima, porque o rock ainda não se tinha definido como gênero (…) e ela influenciou muitos guitarristas”, comenta a convidada. 

Em seguida, James Bertisch fala que as gravações dela começaram antes de década em 40, com Mariana ressaltando que antes de migrar para esse gênero musical, Sister Rosetta era do gospel.

“A mulher do gospel, tocando aquele LSG, com a voz rasgada dela…” e a convidada continuou elogiando a guitarrista. Depois, James afirma que quem não conhece o trabalho da Rosetta, para correr nas plataformas e procurar o som dela. 

Importância da Sister Rosetta para a história do rock

Em conclusão, Sister Rosetta pode ser considerada a pioneira quando se trata de guitarra, visto que as primeiras gravações dela aconteceram por volta das décadas de 30 e 40.

A influência dela foi tão grande, que chegou em outras mulheres, entre elas, a guitarrista do The Runaways, assim como outras pelo mundo a fora. Mas e você? Conhece alguma guitarrista bastante famosa nas décadas passadas, que não foi mencionada? Se sim, fale nos comentários! 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Mariana Camelo 

Instagram: https://www.instagram.com/marianacamelo/ 

James Bertisch

Instagram: https://www.instagram.com/j.l.bertisch/

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário. 

Compartilhar.

Sobre o Autor