JERRY LEE LEWIS, ELVIS PRESLEY E O “ROCK DOS BRANCOS”: COMO SURGIU?

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para se aprofundar mais no tema e detalhar como surgiu o rock dos brancos! Confira mais sobre esse bate-papo!

Durante um tempo – lá pelas décadas de 30 e 40 – toda a energia musical, principalmente o rock, estavam concentradas nas pessoas negras.

Porém, com o passar dos anos, os brancos começaram a dominar cada vez esse cenário.

Como isso aconteceu? Quem foram os percussores? Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir: 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Como aconteceu o surgimento de bandas importantes para o “rock dos brancos”?

Como todos sabemos, a partir dos anos 50 os brancos começaram a predominar no cenário musical, pois começaram a buscar referências musicais em outros gêneros, como jazz e blues – que foi, e ainda é, bastante dominado por pessoas negras.

Tanto que no nosso bate-papo, mencionamos três nomes que marcaram o rock – e todos eles são homens brancos.

Isso fez com que muitos artistas negros acabassem sendo um pouco esquecidos nesse cenário, mas lembrados quando se falam de inspirações. 

Principais bandas

Durante a live, foram citados três grandes nomes do rock: Bill Harley, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley.

Em seguida, Weverton – também conhecido como gaguinho – começou a diferenciar o tipo de rock que cada um.

O convidado iniciou falando de Elvis, em como a dança do cantor o ajudou e trouxe um diferencial para música – mesmo que em muitos momentos, tenha sido criticado.

Depois, ele falou que Jerry sempre trazia o piano para o instrumental – e também disse que a polêmica maior do músico estava relacionada com o fato de ter se casado com uma adolescente. 

Por fim, ao falar sobre Bill Harley, Weverton disse que a música dele em si, era uma grande diferencial, pois ele criou um grande impacto no rock – justamente porque as pessoas se interessavam pelas letras do cantor, além de claro, dançarem bastante com o som.

Nessa questão, o Bill Harley tem uma enorme importância para o rock n’ roll (…) um músico que se destacou bastante, principalmente nas baladas”. O convidado encerra dizendo que cada um trouxe um contexto e característica para o gênero musical

Diferenças entre Bill Harley, Jerry Lee Lewis e Elvis

Logo depois, a palavra foi passada para Hércules, que também teve a missão de diferenciar o tipo de rock dos três. No primeiro momento, o convidado diz que Bill Harley trouxe “aquela veia country” para o gênero musical.

Ao falar de Jerry Lee Lewis, o convidado ressalta a importância da imagem que o cantor trouxe – não só pelas roupas, como também pelas performances, principalmente aquelas que aconteciam em cima do piano.

E quanto a Elvis, ele diz que era “a que todos conhecem”, que além da imagem, também trouxe grandes referências do blues e do jazz. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Weverton (Gaguinho)

Instagram: https://www.instagram.com/bedrockteorema/ 

Hércules

Facebook: https://www.facebook.com/hercules.almeida.56 

Hugo Ribeiro

Instagram: https://www.instagram.com/hugoleo75/ 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.  

Compartilhar.

Sobre o Autor