INÍCIO DO ROCK: FATOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DESSE GÊNERO MUSICAL

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para debater esse assunto em live. Confira abaixo o que eles falaram e quais fatos foram marcantes para a consolidação desse gênero que tanto amamos!

Chuck Berry

O que aconteceu antes do surgimento do rock? Quais fatos contribuíram para o início desse estilo musical?

Todas essas perguntas foram respondidas – e aprofundadas. Para conferir esse bate-papo super bacana, acesse o link dos cortes abaixo:

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir: 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Quais fatos marcaram o começo do rock?

Em um determinado momento da live, os convidados falam sobre o início do rock e o que contribuiu para o surgimento desse estilo.

Prontamente, Hugo Ribeiro respondeu que lá em 1920, tinham grupos formados por pessoas negras, que são pioneiros no delta blues – compostos por instrumentos como violão de aço e pouco de slide. Podemos dizer que também é um blues, meio puxado para o rural. 

Esses grupos começaram a migrar para bares e outros lugares no qual pessoas negras se reuniam na época.

Por ser um estilo único de canto, Hugo diz que estava um pouco distante no quesito tom, mas que por conta do slide, aconteceram algumas modificações tanto na voz, quanto nos instrumentos musicais.

Em seguida, o convidado fala que na década de 30, um outro artista contribuiu para o surgimento do rock, que é Robert Johnson – que manteve o mesmo tipo de música feito nos anos anteriores. 

Surgimento da guitarra elétrica

Já na década de 40, Hugo relembra que, nos Estados Unidos, surgiu a guitarra elétrica – que foi muito importante para o rock, visto que começaram a eletrificar as músicas – e essa época teve como destaque o guitarrista T-Bone Walker.

Além disso, ele conta que muitos jovens sofreram no pós-guerra e isso fez com que o cenário musical entrasse em outro momento.

Em alguns lugares do mundo, preços de todos os setores abaixaram bastante, e permitiu que os artistas – que ainda não sabiam disso – adquirissem os instrumentos, para começar essa nova era. 

Fortalecimento do Blues

Além disso, à medida que o blues eletrificado ganhava mais força, percebemos que grandes nomes começaram a surgir nesse período – que levou ao nascimento do rock.

Outros estilos também influenciaram bastante no gênero musical que dominou os anos 50, como por exemplo o jazz – que tinha diversas vertentes, sendo apropriada para cada tipo de público. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Weverton (Gaguinho)

Instagram: https://www.instagram.com/bedrockteorema/ 

Hércules

Facebook: https://www.facebook.com/hercules.almeida.56 

Hugo Ribeiro

Instagram: https://www.instagram.com/hugoleo75/ 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.  

Compartilhar.

Sobre o Autor