Conheça os Estilos de Rock

0

Sem dúvida podemos considerar o rock como um dos estilos musicais mais famosos de todos os tempos. Certamente alguns nomes como Beatles, Rolling Stones e Queen surgem à sua mente quando falamos sobre isso.

O rock conta com diversos subgêneros, entre as quais podemos citar o Rock Clássico, o Hard Rock, o Heavy Metal, o Indie Rock, o Glam Rock, o Punk Rock, o Grunge, o Rock Progressivo e o Country Rock. Cada um tem a sua história e seu momento marcante. Conheça alguns dos mais famosos a seguir.

Rock progressivo

Esse subgênero surgiu na Inglaterra por volta da metade da década de 1960. Apareceu como uma fusão da música pop e do rock com outros gêneros de harmonia um pouco mais complexa. As músicas desse período não hesitaram em misturar estilos como o jazz e música clássica.

Tudo isso era coroado com o que havia de mais modernos nos estúdios de gravação da época somado ao som dos teclados eletrônicos como o sintetizador. Em sua essência, o rock progressivo extrapolava o formato canção em músicas, inserindo longos trechos instrumentais.

Hard Rock

Também nascido nos anos 60, o termo e o estilo Hard Rock surgiu para dar nome às bandas que praticavam um som mais pesado e mais potente do que se estava acostumado na época. A maior parte das bandas que ficaram famosas nesse período eram fortemente influenciadas pelo blues britânico.

As primeiras bandas a receberem esse título foram: Cream, The Yarbirds, The Who, The Kinks e Rolling Stones. Todas elas apresentavam características semelhantes em suas composições, como os riffs de guitarra mais pesados do que o tradicional e uma bateria bastante potente.

Heavy Metal

O estilo Heavy Metal ganhou espaço na música no início dos anos 70. Começou como um subgênero do rock e depois, devido à tamanha importância, foi reconfigurado como um estilo original e bastante complexo. Sua principal característica são os riffs de guitarra e, por conta disso, esse som é considerado um estilo musical muito pesado e marcante.

Alguns nomes famosos mundialmente marcaram a história do heavy metal, tais como: AC/DC, Judas Priest e Led Zeppelin. Esse estilo e influência serviram de base para centenas de gêneros e subgêneros.

Indie Rock

Esse estilo musical difundido mundialmente, tem suas raízes no rock alternativo e no punk. Se originou principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. Sua característica mais marcante é que as bandas que fazem esse som tocam rock alternativo e não possuem contratos com grandes gravadoras e sim com gravadoras independentes.

O movimento indie começou por volta da década de 80 e contava com bandas como The Smith e New Order. Na década seguinte, bandas como Pixies o Sonic Youth impulsionaram o estilo para que se tornasse mais conhecido e difundido.

Pop Rock

Assim como os outros e como o próprio nome já denuncia, o pop rock é uma variação do rock’roll. É conhecido por ser um estilo de abordagem mais leve e suave, semelhante à música pop. Teve sua origem na década de 50 e possui muitas semelhanças com o rock em si.

Até mesmo os instrumentos e a maneira que as músicas são compostas. Muitas dessas semelhanças são por conta da época aproximada de surgimento dos dois gêneros, havendo pouca diferença entre eles.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: