Conheça mais sobre o Camping Rock / MG

0

Camping Rock é um festival de música que foi criado com o intuito de promover bandas independentes e, em sua grande maioria, autorais do estado de Minas Gerais. A proposta surgiu a partir da vontade de suprir uma carência de novos artistas mineiros e do gosto pelo rock e camping.

O festival é, antes de tudo, um movimento de apreço pela vivencia com a natureza e ocorre em lugares diferentes de tempos em tempos, mas sempre onde se possa curtir a paz e harmonia provenientes da natureza. A sua primeira edição ocorreu em 1998, na cidade de Jaboticatubas e permaneceu no local até 2002.

Depois o Camping Rock andou pela cidade de São José de Almeida (2002), Itabirito (2007 a 2011), Baldim (2012 a 2014), no ano de 2017 retornou a Fazenda Chaparral e em 2018 o festival foi realizado em Araçaí entre os dias 28 de abril e 01 de maio.

História

Assim como muitos festivais de música, o Camping Rock surgiu tímido e, ao longo dos anos, foi tomando forma e conquistando um público fiel, que acabou transformando o Camping Rock no que é hoje: uma referencia em festival de rock no mato no Brasil. É um festival de rock que foi idealizado para promover bandas independentes de Minas Gerais.

Bandas importantes para a cena underground nacional como Made In Brasil, Patrulha do Espaço, Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Dogma, Módulo 1000, Cálix, Concreto, Overdose, Chakal, Kamikaze, Cartoon, Somba e Alexandre Araújo Blues passaram pelo festival. Os produtores responsáveis pelo Camping Rock são João Batista e Marcos Arcanjo, que produziram o festival durante os 8 primeiros anos de vida.

Depois desse tempo, os dois se separaram e João seguiu mantendo o festival com Magela Medeiros, que se tornou parceiro de caminhada. Até hoje os dois produtores se mantém juntos na construção diária de um espaço alternativo de qualidade para o rock mineiro.

O festival

O festival ocorre normalmente durante a Semana Santa, no mês de abril. Os números são impressionantes: mais de 30 atrações dos mais variados gêneros (rock clássico, progressivo, heavy metal, rural, rockabilly e blues) se apresentando em dois palcos até 12 horas por dia!

Muita música em 4 dias que o público passa acampado, compartilhando os espaços e interagindo, no maior estilo Woodstock mineiro. Uma das grandes preocupações do Camping Rock foi manter seu compromisso com a música autoral, visto que se trata de um festival alternativo. Por isso, na edição de 2017, por exemplo, 80% das bandas se apresentaram com material próprio, provando a vitalidade do rock brasileiro.

O Camping Rock atrai todos os anos um público formado por pessoas de diversas regiões de Minas Gerais e do Brasil, unindo gente de todas as idades e tribos no cenário do rock, de forma harmonizada. No fim, todos têm o mesmo objetivo e sabem disso: se isolar do caos urbano e da rotina, ao mesmo tempo que curtem um som de qualidade junto à natureza.

Esse ano o festival está marcado para ocorrer nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho – fugindo um pouco do mês de abril. Será realizado na Estância Veredas, na cidade de Araçaí. O line up divulgado conta com nomes como: Ablusadas, Apple Sin, Barril de Pólvora, Blind Horse, Blues Horizonte Band, Bullet Train, Cálix, Exorddium, In Rock, More Beer e muitos outros nomes que compõe a cena alternativa e nova da música mineira, vale a pena conferir.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: