Como não acabar com uma banda?

0

Quem acompanha o mundo do rock sabe bem que sucesso nem sempre é sinônimo de que uma banda durará para sempre. Grandes nomes do mundo da música são conhecidos pelos conflitos lendários com seus companheiros de grupo. Por esse motivo, ter uma banda e sofrer com o medo de que ela acabe é algo bastante comum.

Afinal, ter uma relação tão próxima com amigos e com convívio constante não é uma tarefa fácil. Sabendo disso, separamos aqui tudo que você precisa saber para não acabar com a sua banda. Confira!

Não assuma uma postura de líder

Na grande maioria das vezes, o vocalista acaba se tornando o líder todo o grupo. Afinal, até mesmo os nomes técnicos como “frontman” indicam essa posição. Além disso, por ter um contato mais direto com o público, a popularidade dele também cresce em maior escada.

No entanto, muitas vezes esse é o grande motivo causador do término da banda. Cada integrante possui papel fundamental no som que está sendo tocado e ninguém gosta de ser deixado de lado.

Sendo assim, o vocalista deve evitar assumir uma posição de igualdade, permitindo que todos tenham certo espaço e voz. Dessa forma, é bem menos provável que os demais integrantes sintam-se ignorados e acabem surgindo intrigas dentro do grupo.

Não estabeleça o sucesso como único objetivo

Quando uma banda é criada com o objetivo único exclusivo de fazer sucesso, as coisas podem desandar muito rapidamente. Afinal, uma pequena parcela realmente consegue alcançar o estrelato logo no começo, mas o que acontece com a maioria é passar anos e anos até conseguir certa fama.

Se a única meta estabelecida pelo grupo for o dinheiro e os fãs, a frustração em não vê-los chegando logo no início vai se instalar bem rápido. Desse modo, é bem comum que a culpa comece a ser colocada em um ou em outro integrante, o que automaticamente será motivo de brigas.

Sendo assim, ao montar um grupo procure conhecer os seus companheiros e entender o porque eles estão alí. Durante os ensaios, crie momentos para se divertir, aproveitar a música que está sendo tocada e a presença dos seus amigos.

Com isso, sua banda será sinônimo de bons momentos e, mesmo que não atinja o tão esperado sucesso, ainda assim será um tempo de muita qualidade em sua vida.

Permita que todos tenham voz ativa

Nada irrita mais do que estar em um grupo onde a sua opinião não é ouvida. Se tratando de uma banda, esse fator pode se tornar ainda mais preocupante. Afinal, cada um possui um talento em especial e sabe o que está fazendo. Sendo assim, todos devem ter o direito de opinar e interferir em todas as decisões dentro do grupo.

Seja um arranjo de uma música ou o caminho utilizado para ir ao próximo show. É importante que todos percebam-se livres para manifestar suas ideias e que sintam-se parte do grupo como um todo. Dessa forma, é bem pouco provável que os conflitos surjam e tornem-se motivos para a separação da banda.

Passar muito tempo em conjunto com outras pessoas sempre é uma tarefa complicada. Afinal, todos somos diferentes e temos nossos próprios ideais. Porém, seguindo essas dicas vai ficar fácil ter uma banda durante muitos e muitos anos!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.