Como conseguir oportunidades para tocar em Belo Horizonte

0

Uma das maiores preocupações de novas bandas é conseguir oportunidades para tocar. Em Belo Horizonte, não seria diferente. O sonho de muitos jovens por aí é ter uma banda e fazer sucesso, ganhar a vida tocando, certo? Mas antes disso, é preciso percorrer um longo caminho.

Como muita gente já chegou no lugar tão sonhado, é claro que conhecemos algumas dicas de como fazer sucesso. Não se engane, além de talento é preciso ter um certo conhecimento sobre o ramo para fazer sua banda dar certo. Por isso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a agendar shows na cidade de Belo Horizonte, confira a seguir.

Tenha sua demo

As demos já tiveram vários formatos: fita, cd, lp, mp3. Apesar de mudarem o modo de armazenamento, a proposta continua intacta: ter uma forma de mostrar o som que você e sua banda fazem. Como vivemos em uma era totalmente digital, tudo bem se as suas músicas estiverem em algum site na internet – em alguns casos, é justamente por estarem lá que as bandas ficam conhecidas.

Se certifique de estar com todos os detalhes em dia, já que é seu produto de venda. Como não dá para sair tocando em todos os lugares para amostrar seu som, é recomendável que você tenha uma boa demo gravada, por isso, invista na qualidade.

Entregue sua demo

Até aqui você deve ter pensado: como uma demo pode me ajudar a marcar meus shows em BH? Bom, agora começa o trabalho de verdade. Selecione as casas de show e música que você mais curte e tem vontade de tocar. Entretanto, não feche muito suas opções.

Vale sempre dar uma olhada naqueles lugares que sempre estão abertos a novas bandas, é bom tocar para um público diferente ou, simplesmente, tocar em um lugar que oferece esse tipo de oportunidade.

Depois que estiver com sua lista pronta, envie sua demo para os lugares ou vá até lá pessoalmente. Marcar presença pode ser uma boa opção, vivemos em um mundo muito digital e fazer contato direto pode ajudar a sua situação.

Mantenha contatos

Com certeza você e o pessoal da sua banda conhecem outros músicos na mesma situação. Junte-se a eles, troquem experiências, é ótimo ouvir impressões de outras pessoas. Às vezes vocês querem muito tocar em uma casa de shows mas alguma banda próxima já tocou e disse que não é uma oportunidade tão boa.

São momentos assim que você pode economizar tempo e energia, nessa situação que é tão difícil. Além de ter bandas parceiras, procure fazer contatos profissionais também. Agentes estão sempre em locais que dão espaços a bandas novas, procure por eles e tente uma aproximação.

Se vocês conseguirem um contato profissional, marcar shows em Belo Horizonte vai ficar bem mais fácil. Uma pessoa que trabalha no ramo da música tem muito mais facilidade de entrar em contato com as casas de show da cidade do que uma banda nova e sem apoio.

Persista nas tentativas

Os primeiros shows nunca vêm fáceis. Saiba disso desde o começo e alinhe suas expectativas. Tem muitas bandas na mesma situação e no começo de carreira é assim mesmo. Por ser uma capital, Belo Horizonte oferece as mais diversas oportunidades para quem quer entrar no ramo da música.

Seja qual for o estilo da sua banda, será possível encontrar um espaço para começar a se apresentar na cidade. Basta persistir e procurar casas de show que sejam abertas a isso e sigam mais ou menos o estilo do seu som. Não desanime por ser difícil no começo, mas mantenha em mente que a cidade de BH é uma das melhores do país para acolher novas bandas talentosas.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: