As Eras do Rock – Saiba o que havia em cada década (dos anos 60 à 2000)

0

O Rock é, sem dúvida, o maior estilo musical de todos os tempos. Sua abrangência ao longo da história e permanência durante tanto tempo no topo das paradas de sucesso só comprova essa visão. Esse estilo musical consegue arrastar uma multidão de fãs dos mais variados tipos.

Um fator determinante para a elevada popularidade do rock é, certamente, a sua grande quantidade de subgêneros. Pop rock, heavy metal, indie e muitos outros estilos surgiram sob a influência do rock dos anos 50. Pensar nisso nos faz enxergar como um único estilo consegue chegar a tanta gente.

É claro que todos esses novos estilos não surgiram de uma vez. Cada um foi aparecendo de acordo com tendências da época e diante de novos experimentos. Por isso, veja a seguir o que ocorreu em cada década desde a criação do rock e porquê cada uma foi marcante para a história musical.

Década de 60

Foi logo na década de 60 que nomes como The Doors, Janis Joplin, Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix surgiram. Bandas e cantores muito famosos e que, mesmo quem não curte muito conhece.

Essa foi uma década marcante pois, enquanto o quarteto dos Beatles estavam no início de carreira com músicas certinhas, os Rolling Stones estavam fazendo sucesso no caminho oposto, que lhes rendeu a fama de ousadia e rebeldia.

No final da década surgiram nomes como Pink Floyd que trouxe à tona um novo estilo, um rock psicodélico e progressivo. Diferente de tudo que já havia sido visto. Faixas imensas e shows repletos de efeitos visuais e sonoros eram algo totalmente inovador para época.

Década de 70

Clássicos surgiram nesses anos. Bandas do hard rock como Led Zeppelin e bandas do hard rock, como Heavy Metal. Foi nessa década que surgiu o famoso rock de arena com bandas tão importantes que eram capazes de lotar estádios. Queen, Kiss, Aerosmith, Scorpions e AC/DC podem ser citados como os nomes mais notórios dessa época.

A década de 70 foi tão agitada que não parou por aí. Em seus nos finais, surgiu mais um subgênero muito importante para a história do rock. O punk teve nomes importantes como Ramones, The Clash e Sex Pistols.

Década de 80

O estilo dos anos 80 marcou tanto quanto a música. A combinação entre roupas ousadas e maquiagem de cores vibrantes certamente chamaram bastante a atenção. Algumas bandas de hard rock com bastante apelo visual aproveitaram a moda do momento e fizeram sucesso. Guns N’Roses, Poison, Motley Crue e Bon Jovi são alguns exemplos.

O heavy metal se manteve firme na década de 80 e se consolidou com nomes importantes, dos quais podemos citar Metallica, Megadeth e Slayer. Foi ainda nessa época que, no Brasil, surgiu a banda Sepultura, tida até hoje como a maior do gênero no país.

Década de 90

A onda do Heavy Metal e do Hard Rock deu espaço para o Grunge. Esse estilo musical imperou durante toda a década e podemos citar como seus principais representantes Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam.

Como é esperado, bandas que surgiram nessa década ainda estão em atividade hoje em dia. São bandas integrantes do subgênero Britpop: Oasis, Radiohead e Blur.

Década de 00

A primeira década de 2000 foi o auge do indie rock. The Strokes, Artic Monkeys e Franz Ferdinand são bandas famosas que compõem esse gênero. Ainda nessa década popularizou-se o estilo de rock emo, tendo como representantes bandas como 30 Seconds to Mars e My Chemical Romance.

Assim como tantos outros estilos musicais, a propagação do rock pelo mundo mudou muito durante os últimos anos. A relação do público com a música mudou, o que tem seu efeito em qualquer estilo.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: