Durante a live do Rock In BH, os convidados debateram sobre esse tema e explicaram, com detalhes técnicos, o que diferencia cada um desses estilos. Quer saber mais? Então, confira o artigo abaixo! Aproveite!
Os estilos musicais soul, jazz e blues contribuíram bastante para o surgimento do rock n’ roll.
Mas você saberia me dizer qual a diferença entre todos eles? Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo.
- Site Oficial: https://rockinbh.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/rockinbh_of… (@rockinbh_oficial)
- Facebook: https://www.facebook.com/rockinbhoficial
- Youtube: https://youtube.com/rockinbh
Quais as principais diferenças entre o soul, blues e jazz?
Ao ser perguntado sobre quais as diferenças entre os estilos soul, blues e jazz, Hugo Ribeiro diz que é muito interessante trazer essa questão à tona, e que todo mundo deveria saber.
Além disso, o convidado ressalta que apesar de existirem muitas áreas que estudam sobre o assunto – como sociologia, antropologia, dentre outros – os músicos em si, geralmente não mencionam essa pauta.
Depois, Hugo fala que os estudos acadêmicos sobre rock e outros estilos musicais começaram a ser feitos a partir dos anos 90! – ou seja, é bem recente!
E ele alega que essa demora para analisar os gêneros vem de alguns músicos que acabam tendo certo preconceito sobre eles.
O convidado também lembra que até mesmo o rock já enfrentou esse mesmo processo anos atrás: “Poxa, a gente já sofreu tanto preconceito, por que a gente vai reproduzir isso com os demais?”
Após esses comentários, ele volta para a questão anterior e começa a diferenciar os estilos musicais.
Primeiro, Hugo diz que o jazz e o blues têm uma base muito comum, e que ao escutar jazz, as pessoas conseguem escutar o blues de dois compassos – isso aparece desde a década 30, quando ficou mais claro através de alguns músicos, como Robert Johnson, e na década de 50, também vimos isso com BB King.
Influência da música europeia no Jazz
Em seguida, o convidado prossegue dizendo que o jazz vai além do que tem em comum com o blues, visto que faz uma mistura com a música europeia – usando elementos europeus de improvisação, com várias escalas, orquestração.
Além disso, o estilo musical é feito para que as pessoas dancem, pois também traz um certo swing! – e se analisarmos bem, o gênero seguiu vários caminhos diferentes.
Origem negra do blues
Já o blues, de acordo com Hugo, vem de origem negra – mais especificamente em igrejas, pois vem de origem negra. Além disso, podemos dizer que o gênero está mais atrelado ao violão, a guitarra e ao slide.
E por fim, o convidado também falou mais sobre o soul, que seria um estilo em que as vozes se destacam mais, sendo a sonoridade principal das músicas.
Inclusive, ele citou como principal exemplo os Beatles, que apesar de terem seguido o caminho do rock, tinham muitas influências do blues e do soul.
Poucos instrumentos no blues
Mas para deixar ainda mais claro essa diferença, Hugo ressalta que o blues também sempre foi um estilo musical com poucos instrumentos – geralmente só violão e voz – mas dependendo de como será a música, vão acrescentando outros itens.
Ele também falou que há uma diferença com o country, que apesar de ser uma vertente desse gênero, é mais direcionado aos brancos.
Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais:
Hugo Ribeiro
Instagram: https://www.instagram.com/hugoleo75/
Weverton (Gaguinho)
Instagram: https://www.instagram.com/bedrockteorema/
Hércules
Facebook: https://www.facebook.com/hercules.almeida.56
Gostou? Deixe já seu comentário!
Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.