SOUL, JAZZ E BLUES – QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ESTES ESTILOS?

0

Durante a live do Rock In BH, os convidados debateram sobre esse tema e explicaram, com detalhes técnicos, o que diferencia cada um desses estilos. Quer saber mais? Então, confira o artigo abaixo! Aproveite!

jazz, blues e soul

Os estilos musicais soul, jazz e blues contribuíram bastante para o surgimento do rock n’ roll.

Mas você saberia me dizer qual a diferença entre todos eles? Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir: 

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Quais as principais diferenças entre o soul, blues e jazz?

Ao ser perguntado sobre quais as diferenças entre os estilos soul, blues e jazz, Hugo Ribeiro diz que é muito interessante trazer essa questão à tona, e que todo mundo deveria saber.

Além disso, o convidado ressalta que apesar de existirem muitas áreas que estudam sobre o assunto – como sociologia, antropologia, dentre outros – os músicos em si, geralmente não mencionam essa pauta. 

Depois, Hugo fala que os estudos acadêmicos sobre rock e outros estilos musicais começaram a ser feitos a partir dos anos 90! – ou seja, é bem recente!

E ele alega que essa demora para analisar os gêneros vem de alguns músicos que acabam tendo certo preconceito sobre eles.

O convidado também lembra que até mesmo o rock já enfrentou esse mesmo processo anos atrás: “Poxa, a gente já sofreu tanto preconceito, por que a gente vai reproduzir isso com os demais?”

Após esses comentários, ele volta para a questão anterior e começa a diferenciar os estilos musicais.

Primeiro, Hugo diz que o jazz e o blues têm uma base muito comum, e que ao escutar jazz, as pessoas conseguem escutar o blues de dois compassos – isso aparece desde a década 30, quando ficou mais claro através de alguns músicos, como Robert Johnson, e na década de 50, também vimos isso com BB King. 

Influência da música europeia no Jazz

Em seguida, o convidado prossegue dizendo que o jazz vai além do que tem em comum com o blues, visto que faz uma mistura com a música europeia – usando elementos europeus de improvisação, com várias escalas, orquestração.

Além disso, o estilo musical é feito para que as pessoas dancem, pois também traz um certo swing! – e se analisarmos bem, o gênero seguiu vários caminhos diferentes. 

Origem negra do blues

Já o blues, de acordo com Hugo, vem de origem negra – mais especificamente em igrejas, pois vem de origem negra. Além disso, podemos dizer que o gênero está mais atrelado ao violão, a guitarra e ao slide.

E por fim, o convidado também falou mais sobre o soul, que seria um estilo em que as vozes se destacam mais, sendo a sonoridade principal das músicas.

Inclusive, ele citou como principal exemplo os Beatles, que apesar de terem seguido o caminho do rock, tinham muitas influências do blues e do soul. 

Poucos instrumentos no blues

Mas para deixar ainda mais claro essa diferença, Hugo ressalta que o blues também sempre foi um estilo musical com poucos instrumentos – geralmente só violão e voz – mas dependendo de como será a música, vão acrescentando outros itens.

Ele também falou que há uma diferença com o country, que apesar de ser uma vertente desse gênero, é mais direcionado aos brancos. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Hugo Ribeiro

Instagram: https://www.instagram.com/hugoleo75/ 

Weverton (Gaguinho)

Instagram: https://www.instagram.com/bedrockteorema/ 

Hércules

Facebook: https://www.facebook.com/hercules.almeida.56

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.  

Compartilhar.

Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

Deixe uma Resposta: