SURGIMENTO DO ROCK: COMO FOI?

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para debater esse assunto em live. Descubra agora como surgiu o rock e quais as suas principais influências! Aproveite o vídeo abaixo e aprenda tudo sobre esse tema!

Como surgiu o rock? Quais os fatos relevantes para que este estilo pudesse causar o impacto que causou na história? Você pode conferir um pouco desse bate-papo super bacana acessando o link dos cortes abaixo: 

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir: 

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Afinal, quando surgiu o rock?

Ao ser perguntado sobre quando surgiu o rock, Hércules afirma que tudo começou lá para a década de 40, pois nesse período muitas canções – como as da Sister Rosetta e outros artistas – foram consideradas parte desse meio.

Mas o convidado também diz que, apenas nos anos 50 que o gênero musical foi ganhando mais destaque. Vale lembrar que com isso, aconteceu o embranquecimento do rock, e isso se tornou mais concreto com Elvis Presley foi nomeado o “rei do rock”.

Para Weverton, o rock deu início no final dos anos 40 e começo dos anos 50.

E quando perguntado sobre o que o inspirou a gostar desse gênero, o convidado diz que muitos artistas acabaram fazendo com que ele se atraísse pelo rock, seja pelo swing, ou pela forma de tocar determinado instrumento, ou ainda pela forma como se apresentavam no palco. 

Já para Hugo, a música começou praticamente no começo dos anos 40, devido aos sucessos “Roll ‘em Pete”, do pianista Pete Jhonson – no qual o convidado alega que tinha uma sonoridade muito próxima do que seria considerado rock nos anos que se seguiriame também, “Rocket 88”, de Ike Turner, marido da Tina Turner – que seria a primeira gravação com uma distorção na guitarra que antes, estava mais similar com o violão. 

Bandas pioneiras no rock

A partir da segunda música, inclusive, outros artistas começaram a fazer modificações e fazer com que o som do instrumento tivesse mais perto do que conhecemos hoje.

Além disso, Hugo afirma que o rock foi se distanciando do blues, à medida que tudo foi acontecendo – quando as sonoridades foram surgindo a partir de certas modificações na hora de produção, e também nas letras e o estilo que artistas e bandas adotaram pra si. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Hugo Ribeiro

Instagram: https://www.instagram.com/hugoleo75/ 

Weverton (Gaguinho)

Instagram: https://www.instagram.com/bedrockteorema/ 

Hércules

Facebook: https://www.facebook.com/hercules.almeida.56 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário. 

Compartilhar.

Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

Deixe uma Resposta: