O Rock In BH convidou alguns especialistas no assunto para debater esse tema. Confira a aprenda a diferença do rock nessas duas décadas!
Vocês já se perguntaram quais as diferenças entre o rock dos anos 70 e o rock dos anos 80, em relação ao cenário musical?
O Rock In BH trouxe convidados para debater mais sobre esse tema. Para conferir esse bate-papo super bacana, acesso o link dos cortes abaixo:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BHLembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse o link a seguir:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BHSiga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo.
- Site Oficial: https://rockinbh.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/rockinbh_of… (@rockinbh_oficial)
- Facebook: https://www.facebook.com/rockinbhoficial
- Youtube: https://youtube.com/rockinbh
Principais diferenças entre o rock da década de 70 para os anos 80
Ao falar sobre as diferenças entre do rock entre os anos 70 e os anos 80, James Bertisch comenta sobre um documentário da banda Yes, no qual cada um dos membros fala justamente sobre essas duas décadas, e entre eles, está o guitarrista Steve Howe – que integrou o grupo em 1971 e saiu em 1980.
Em seguida, o convidado ressalta a fala do artista: “Os anos 70, eles são uma década de liberdade, de autonomia (…) as bandas tinham liberdade de composição, figurino, arranjo, produção, mixagem”.
Logo depois, James explica que Steve fez um apanhado do que aconteceram nos anos 70, e que se compararmos com os anos 80, vemos que é muito diferente, visto que naquele período, há interferência do produtor. “Essa década traz uma fórmula sonora que as bandas tinham que seguir (…) que era muito diferente dos anos 70, que se tornou um padrão.
Tanto que muita gente não gosta dos anos 80, porque era uma década de indústria”, completa o convidado. Além disso, ele fala que os grupos que quiseram continuar seguindo o mesmo caminho da década de 70, tiveram dois caminhos: ou acabaram de vez, ou sofreram um hiato – e só voltaram lá para os anos 90, com o surgimento e influência do metal.
Por fim, James acaba dizendo o que acha de cada uma das décadas. Ele fala que logo no final dos anos 60, começaram a surgir vários caminhos diferentes para que os artistas dos anos 70, pudessem seguir – seja mais sinfônico, como os Beatles, ou até em algo mais pesado.
Por isso, justifica essa liberdade multiplicidade da época. Vale ressaltar que tudo isso foi ditado pelos ingleses, pois eles quem dominavam a cena musical. Porém, com os produtores chegando nos anos 80, tudo muda, e todas as bandas começaram a seguir um padrão que foi imposto.
Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais:
James Bertisch
Instagram: https://www.instagram.com/j.l.bertisch/
Mariana Camelo
Instagram: https://www.instagram.com/marianacamelo/
Gostou? Deixe já seu comentário!
Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.