Web Rádio & Programação – Como Criar uma Grade de Programação e Melhorar Sua Audiência

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Neste conteúdo, você verá:

Rádio boa de se ouvir é aquela com programação interessante, intensa, as vezes até polêmica, mas que também respeita seus ouvintes, e que dá voz para que também possam participar.

Escolher a programação de sua rádio é importante, porque é o que vai garantir que sua rádio web possa ter audiência a todo momento, uma vez que uma rádio web não começa trabalhar as oito, e termina as dezoito, mas tem o funcionamento 24 horas por dia. Então a audiência está em constante movimento na sua programação.

Logo, no momento de ter a sua própria web rádio, tenha certeza que será uma programação que preencherá todos os horários, e que em todos os horários sua audiência estará elevada. Neste conteúdo, verá como criar uma grade de programação, e qual a variedade de programações poderá incluir na sua grade.

Para este assunto, convidamos donos de algumas web rádios mais ouvidas do Brasil:

Participante: Maclênio – Rádio Rock Barreiro
Instagram: https://www.instagram.com/radiorockbarreiro/

Participante: Kako – Rádio Mutante
Instagram: https://www.instagram.com/mutanteradio/

Participante: Nilton – Rádio Baixada Santista
Instagram: https://www.instagram.com/radio_baixada_santista/

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Como funciona uma grade de programação?

Trazendo uma definição: a grade de programação é uma estrutura que organiza as programações de uma web rádio. Lá, temos: definição do horário do programa, duração e sequencia das programações.

Esta grade vai lhe dar algumas visões: se há coerência no segmento dos programas, em quais momentos que podem haver uma pausa ou intervalos, em que momentos podem ser inseridos os conteúdos promocionais, quais programações está dando audiência, entre outras situações.

Abaixo, vemos alguns pontos para o funcionamento de uma programação em sua rádio web:

  • Horários e durações dos programas: Especificação de horários de início e fim do programa. Dependendo da programação, isto pode variar.
  • Sequencia: Criar uma sequencia das programações, onde entre eles podem haver conteúdos promocionais, e no próprio programa também pode possuir seus intervalos, e neles também a inserção dos conteúdos promocionais.
  • Gêneros musicais e programas temáticos: Cada programação possuirá sua temática. Poderá tocar vários estilos musicais ou apenas alguns em específico. Também dizendo sobre a programação, que poderá ser um programa de entrevistas, debates, temas específicos, etc..
  • Programações gravadas ou ao vivo: a programação será transmitida ao vivo ou será uma programação criada em momentos antes para transmissão? Uma mistura de ao vivo com materiais gravados pode dar uma mistura bem legal para a sua grade. 
  • Programações especiais: Transmissão de shows ao vivo, entrevistas exclusivas, cobertura de festivais, eventos temáticos, podem ser boas estratégias para um conteúdo exclusivo da sua rádio, o que traz ainda mais audiência.
  • Vinhetas e comerciais: Estes elementos ajudam na identidade da rádio, com jingles, vinhetas e comerciais. Além disso, pode oferecer uma forma de monetizar a rádio.
  • Flexibilidade e atualização: É importante sempre verificar a sua grade, para que possa ser inovada, dentro do interesse do público. Quando isto está alinhado, seu público continua escutando sua rádio, e uma nova leva de um público em potencial vai surgindo.

Lembrando que, estes pontos podem variar de rádio para rádio, pois talvez a sua rádio seja especialista em rock e heavy metal, por exemplo, e por isto a programação é fortemente voltada para este público.

O que não pode faltar em um programa de rádio?

Cada vez mais vemos opções de programações, que traz uma nova cara para as rádios web.

Então, quando falamos de uma programação, também falamos de uma experiência em que o público que está ouvindo vai ter naquele momento, e isto é importante, porque cria uma conexão maior com o seu público.

Logo, alguns pontos podem ser considerados:

  • Música: é uma das principais, então é sempre importante oferecer variedades. E lembre-se: cuide da curadoria das músicas, porque o público está exigente com relação à qualidade.
  • Programas temáticos: as programações temáticas que tornam a rádio web mais interessante, pois poderá abordar assuntos específicos que poderão trazer uma audiência diferente para sua rádio. Então entrevistas, assuntos específicos sobre músicas, programas culturais, entre outros, são ideias que podem ser incorporadas na grade de programação.
  • Programas ao vivo: Este é um ponto que torna a sua rádio web interessante, pois dá uma imagem de autenticidade para sua rádio. Um programa ao vivo pode ter a participação de ouvintes naquele momento e interações com as redes sociais, o que torna o programa ainda mais interessante.
  • Informações do momento: Em determinados momentos dos programas, ou até mesmo nos intervalos das programações, algumas informações da atualidade, como shows, eventos, lançamentos, podem também diferenciar o conteúdo.
  • Vinhetas: As vinhetas sem dúvida fortalecerão a marca e a identidade de sua rádio web, com jingles, chamadas, etc..
  • Espaço aberto para os ouvintes: Quando permitimos a participação do ouvinte, criamos um senso de comunidade, e os ouvintes adoram isto. Então ter um espaço para incentivar as pessoas a mandar mensagens, ligações, áudios, participações de enquetes e tudo mais são uma grande forma de engajamento com o público.
  • Comerciais e patrocínios: Ter uma forma de monetizar sua rádio, ajudará também no investimento de qualidade, de parcerias e programas patrocinados. Mas, tudo com equilíbrio, pois o foco é o conteúdo.

Estes são alguns pontos em que ajudarão a sua web rádio ser mais envolvente, interessante e atraente para o público. Mas lembre-se sempre, de poder inovar a sua grade de programação.

Dicas de como criar um programa para uma web rádio

Depois de todos os pontos tratados sobre a criação de uma programação legal para a sua rádio online, veja também algumas dicas para ajudar ainda mais na escolha de uma programação:

  • Conheça seu público alvo: Quando você entende quem são seus ouvintes, você tem a possibilidade de alinhar os interesses do seu público com a grade. Então procure mensurar o que seu público quer, em que horários quer, seus interesses musicais e de programações, enfim, o que for relevante para eles alinhados com o propósito da rádio.
  • Feedback dos ouvintes: Como já dito, conhecer seu público é importante, mas permita que eles tenham canais para isto. Então disponibilize redes sociais, telefone, whatsapp, email, enfim, tudo para que o contato com sua rádio seja de fácil acesso.
  • Qualidade na transmissão: Esteja seguro que, em todas as programações, os ouvintes estejam tendo qualidade de áudio. Logo, se em alguma programação, que tiver sido gravada ou ao vivo, faltar qualidade, converse com o responsável daquela programação, porque é importante que ele saiba qual é o objetivo da sua plataforma para os ouvintes, que é prezar pelo melhor áudio e transmissão para seu público.
  • A tecnologia é uma grande ajuda: Explore o mundo da tecnologia. Então, disponibilize aplicativos móveis da sua rádio web, sites responsivos, widgets de players para ser incorporados nas rádios, porque tudo isto só facilitará o aumento da sua audiência.

E você? Como você cria a sua grade de programação para criar e impulsionar uma audiência?

E você? Quais dicas pode dar também para uma grade de programação que ajude a levantar a audiência de uma rádio web? Tem alguma dica que agregue este conteúdo? Ou tem uma web rádio e não sabe como montar a sua grade de programação? Deixe seu comentário, pois vai ajudar muito no nosso conteúdo.

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Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

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