Neste conteúdo, você verá:
- O que basicamente você deve aprender a tocar no teclado?
- Em quanto tempo levarei para aprender a tocar?
- Quais os exercícios devo aprender para praticar e conseguir tocar?
Para qualquer coisa que queremos aprender, algumas coisas são necessárias: paciência, perserverança e tempo. Sem isto, dificilmente aprenderemos qualquer habilidade. E existem pessoas que tem mais facilidade de aprender algumas coisas que outras.
Agora, em relação ao teclado musical, será que é difícil aprender a tocar? Dá para aprender em qualquer idade, desde criança até aos mais idosos? O que pode me impedir de aprender a tocar teclado?
Participantes do bate-papo que realizamos sobre Teclado Musical para Iniciantes no canal do Rock in BH:
- Juliano Dinelli – Instagram: https://www.instagram.com/julianodinelli/
- Kleber Saraiva – Instagram: https://www.instagram.com/klebinho_saraiva/
Já pedimos desde já que DEIXE SEU LIKE, e INSCREVA-SE no canal do Rock in BH no YouTube.
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
O que é necessário para aprender a tocar teclado?
Toda aprendizagem, quando concluído, traz uma gratificação enorme. E na verdade, nem precisa da conclusão, mas no meio do processo podemos ver a nossa evolução, e isto nos motiva a aprender cada vez mais. Abaixo, pontos que são importantes para aprender a tocar teclado:
- Instrumento – Mas é óbvio! Mas é importante entender que prática só é necessário com o instrumento, não existe alternativa para isto. Então tenha o instrumento para que a prática seja consistente.
- Recursos para aprendizado – Livros para te instruir, vídeo-aulas nas plataformas de vídeos ou cursos, partituras, tutoriais e até mesmo aplicativos com exercícios. Mas para acelerar seu aprendizado, opte por um professor de teclado para te ajudar.
- Compromisso – A dedicação é uma das chaves de qualquer coisa que envolve aprendizado de uma nova habilidade. Porém, a maturidade para isto muitas vezes é para poucos. Se o compromisso é um problema pra você, volte algumas casas antes e comece e buscar recursos para melhorar seu mindset.
- Disciplina e paciência – Todo novo aprendizado possuem desafios. Sempre haverão novos obstáculos, que requer um dia em que será complicado realizá-lo, mas com paciência e perseverança é possível conseguir atingir aquela etapa.
- Treinamento dos ouvidos – É importante poder identificar as notas pelos ouvidos, sem precisar de um aplicativo ou algo do gênero para identificar. Treine seu ouvido, e assim aumentará sua capacidade de conseguir pegar e compor músicas com mais facilidade.
- Feedback e orientações – Conte com pessoas mais experientes, inclusive professores de teclado para te ajudar com um feedback, para saber como está sua performance, e onde pode melhorar.
Nesta jornada, não desanime, porque, como foi dito, leva tempo, e varia de pessoa para pessoa este aprendizado. Tudo com paciência e foco, atingimos o nosso objetivo.
Em quanto tempo você poderá aprender a tocar?
Como foi dito anteriormente, cada um tem o seu tempo para aprendizado. Por isso é importante ser consistente e praticar o máximo possível. Mas existem algumas estimativas sobre o aprendizado de crianças e adultos.
Para adultos:
- Iniciantes – Pode levar entre 3 a 6 meses para músicas mais simples, atingindo uma naturalidade na técnica. Agora, chegar a um nível avançado, por volta de 3 anos é um tempo razoável, levando em conta de que está praticando de forma consistente.
- Iniciantes que possuem experiência musical – Nesta situação a curva de aprendizado se torna mais rápida, e o progresso em relação ao iniciante passa a ser menor.
- Intermediários e avançados – Este níveis, para chegar neles, são anos de dedicação, prática e experiência.
Para crianças:
- De 5 a 7 anos – Nesta faixa já podem começar a prática de um teclado musical, aprendendo musicas simples e uma teoria adaptada para elas. O progresso será gradual. Os maiores desafios para os professores nesta faixa é a capacidade de concentração.
- Acima de 8 anos – A partir daqui, a capacidade de concentração passa a ser um pouco maior, e o progresso passa a ser mais rápido, podendo aprender a tocar músicas básicas em meses.
Com um acompanhamento dos responsáveis, o avanço na aprendizagem é ainda maior e mais rápida. O pai ou responsável que ajuda nisto e assume também este compromisso, orienta a própria criança na prática do instrumento, mantendo a prática sempre constante.
Quais os exercícios para iniciantes?
Para iniciantes, o que for mais simples serão úteis para os primeiros passos nesta jornada. Neste período de aprendizagem, a destreza com os dedos, coordenação e familiaridade com o teclado serão fundamentais para criar uma base sólida em seu processo. Alguns exercícios que serão úteis:
- Escalas – Fundamentais para compreensão da música. Nelas, poderá praticar também a destreza dos dedos, começando por uma escala de C, tocando as teclas brancos, subindo e descendo a escala..
- Arpejos – São acordes tocas em uma nota de cada vez.
- Coordenação mãos direita e mão esquerda – Acordes na mão esquerda, e melodia na mão direita. Pratique para melhorar a coordenação motora.
- Leitura de partituras – Para os que acham isto um grande desafio, pegue a partitura mais simples possível, recomendamos as infantis. Após, faça leitura das notas e ritmos.
- Dedilhado – Para melhor agilidade nos dedos, procure praticar diferentes padrões. Dedos 1-2-3-4-5 para notas C-D-E-F-G, mão direita, depois esquerda. Depois, 1-3-2-4-5 para notas C-E-D-F-G, e durante a prática, faça outras variações.
- Intervalos – Conheça os intervalos, como quartas, terças e quintas, para ajudar na construção de acordes.
- Ritmo – Use um metronômo no momento de praticar, para trabalhar o ritmo no momento em que toca.
- Transposição – Pegue uma música que goste por exemplo, e tente tocar em um tom diferente. Esta orientação vai te ajudar a entender melhor a teoria musical, além de uma adaptação para diferentes músicas.
- Oitavas – Procure variar as oitavas no momento do aprendizado, para desenvolver a destreza dos dedos e a familiaridade com o teclado.
- Alongamento – Muitas vezes ignorado, mas muito importante, para ajudar na técnica, pois há momentos que precisará estender os dedos.
- Tocar de ouvido – Já dito antes, com a habilidade de pegar de ouvido, poderá pegar músicas com maior facilidade e naturalidade.
Novamente, vá devagar, e com o tempo as habilidades virão naturalmente. Quando começar a ficar confortável, aumente a complexidade de seus exercícios. Mas lembre-se: é importante manter a prática para um bom desenvolvimento. Um professor ou orientador lhe ajudarão neste quesito.
E você? Acha que aprender a tocar teclado musical é dificil?
Tocar teclado musical é dificil? Recomenda outro instrumento, ou é um instrumento mais fácil do que imaginamos? Deixe logo seu comentário, e diga sua opinião sobre se tocar teclado musical é difícil. Sua opinião é muito importante.