Agenda EVENTOS E ENCONTROS DE MOTOS AQUI
Neste conteúdo, você verá:
Há um equívoco na sociedade, pelo menos uma parte delas, sobre os moto clubes. Moto clubes, por mais que eles se vistam de preto (pelo menos em sua maioria), com coletes, e andem em suas motos, os moto clubes tem um peso positivo muito grande na sociedade e praticam diversas ações sociais importantes.
Porém, quando vemos filmes e séries na TV relacionados a moto clubes, como, Son’s of Anarchy, a impressão pode passar o contrário para sociedade. Por isso, é necessário desmitificar tudo isto, para que a sociedade perceba a importância dos moto clubes na sociedade.
Participantes deste bate papo pelo canal do YouTube:
Participante: Kdão – Original Niners MC
Instagram: https://www.instagram.com/originalninersmc
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
O que é a série Son’s of Anarchy?
Son’s of Anarchy é uma série de televisão americana, que passou entre os anos de 2008 e 2014. Foi criada por Kurt Sutter, com a temática central girando em torno de um clube de motociclistas fora-da-lei que se chama “Sons of Anarchy Motorcycle Club” e se localiza em uma cidade fictícia chamada Charming, na Califórnia.
A trama da série envolve Jackson “Tax” Teller, que é interpretado por Charlie Hunnam, um dos membros do clube e protagonista da série.
Jax precisa lidar com dilemas éticos, além de conflitos internos enquanto tenta equilibrar a sua lealdade ao clube, sua família e as próprias convicções morais.
Qual a principal temática da série?
A série traz diversos temas, como crime organizado, vingança, lealdade, polícia local e desafios que são enfrentados ao longo dos episódios pelos membros de um clube de motociclistas fora-da-lei.
A obra foi muito elogiada por causa de sua intensidade dramática, personagens complexos e enredo bem amarrado. Ao longo de 7 temporadas, muitos fãs se apaixonaram pela trama.
Curiosidades sobre Sons of Anarchy
A série é inspirada em fatos, tendo em vista que o personagem principal, Jax, é inspirado parcialmente em Edward Winterhalder, especialmente em sua obra intitulada “Out in Bad Standings”.
Antes mesmo de ser lançada, a série tinha outro nome, bem diferente de “Sons of Anarchy”. A opção, que provavelmente tiraria um pouco da personalidade da obra, seria conhecida como “Forever Sam Crow”. Além disso, as motos utilizadas pelos personagens são Harley-Davidson personalizadas para cada piloto.
O que difere eles dos moto clubes NA REALIDADE?
“Sons of Anarchy” é uma série fictícia e, mesmo que tenha sido inspirada em muitos elementos da cultura dos motoclubes reais, é necessário destacar que a obra dramatiza e acaba exagerando em muitos aspectos para gerar entretenimento. Na realidade, os moto clubes podem variar de forma significativa em suas estruturas, objetivos e atividades.
Veja, abaixo, alguns pontos que diferem a obra da vida real.
Crime organizado
Enquanto a série retrata o SAMCRO envolvido em atividades criminosas significativas, nem todos os moto clubes da vida real possuem alguma ligação com o crime organizado. Na realidade, é o contrário, muitos moto clubes são formados por verdadeiros entusiastas de motocicletas que decidem se reunir por uma paixão em comum, sem se envolver com atividades ilegais.
Código de ética
Moto clubes da vida real, geralmente, possuem códigos de ética e valores que podem variar de acordo com o clube. Enquanto alguns podem adotar uma abordagem mais rebelde, outros podem se concentrar em atividades beneficentes, eventos sociais e, até mesmo, de apoio à comunidade.
Relações com a lei
Mesmo que existam vários moto clubes que, de alguma maneira, possuem envolvimento com a lei, a série “Sons of Anarchy” retrata a relação mais intensa e contínua com as autoridades. A maioria dos moto clubes na vida real busca evitar qualquer problema legal, mantendo uma relação pacífica com a sociedade.
Hierarquia e estrutura
A hierarquia e a estrutura interna desses clubes podem variar bastante. Alguns clubes apresentam uma estrutura militarizada, com uma liderança rígida. Já em outros casos, acabam adotando uma abordagem democrática e que precisa ouvir os outros membros para tomar decisões definitivas.
Relacionamentos com outros clubes
A série oferece um maior destaque para intensos conflitos entre moto clubes. No entanto, na realidade, muitos clubes coexistem de forma inteiramente pacífica e, em alguns momentos, até colaboram em eventos e atividades realizadas pela região.
No geral, a obra “Sons of Anarchy” é voltada para a ficção e foi inteiramente criada para o entretenimento. A representação oferecida dos moto clubes não deve ser tomada como um retrato preciso da realidade de todos os moto clubes que existem na vida real.
Por que as pessoas possuem visões equivocadas sobre os moto clubes?
As visões equivocadas acerca dos moto clubes podem ser atribuídas a uma série de fatores, o que inclui representações na mídia, estereótipos culturais e eventos históricos específicos. No geral, as contribuições para esse fato são:
- Representação na mídia: a mídia costuma retratar os moto clubes de uma forma mais sensacionalista, destacando atividades criminosas e conflitos dramáticos. Isso ocorre em programas de televisão, filmes e notícias;
- Cultura pop: filmes e séries de sucesso, como a já mencionada “Sons of Anarchy”, podem trazer influência significativa para a forma como o público em geral consegue ver os moto clubes;
- História e estigma: em alguns casos, eventos históricos e associações passadas podem contribuir para a formação de um estigma em torno dos moto clubes. Algumas organizações foram associadas, no passado, a atividades criminosas;
- Código de vestimenta e aparência: o uso de jaquetas de couro, insígnias e tatuagens por membros de moto clubes pode acabar contribuindo para estereótipos, já que esses elementos são, em muitos casos, associados à rebeldia e resistência cultural.
É necessário reconhecer que os moto clubes são grupos diversos e a generalização baseada em estereótipos pode ser imprecisa. Do mesmo modo que ocorre em qualquer subcultura, é necessário avaliar as organizações individualmente e não compará-los com a série, Son’s of Anarchy.
E você? O que pode dizer da série, e sobre as realidades dos moto clubes?
Já assistiu este seriado? Você acredita que esta série trouxe uma visão negativa para os moto clubes? Quais outros mitos a sociedade tem sobre moto clubes? Deixe seu comentário logo abaixo.