RESPIRAÇÃO VOCAL: QUAL A IMPORTÂNCIA?

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para debater esse assunto em live. Confira agora o que é a respiração vocal e qual a sua importância para quem canta!

Para cantar bem, existem questões básicas – e entre elas, está a respiração. Já que, através dela, poderá chegar a melhores tons, ter mais fôlego, entre outros pontos.

Além disso, não podemos esquecer a grande importância dos efeitos vocais. Quer saber mais sobre esse assunto? Basta acessar o link dos cortes a seguir: 

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse os links a seguir: 

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=MSkWxfxyVno 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=914wvliCb58 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Qual a importância da respiração vocal?

Após a pergunta de uma espectadora sobre condicionamento vocal, Marcelo Santana diz que sentiu um grande impacto, principalmente, durante essa volta aos palcos depois de muito tempo.

Ele diz que antes mesmo de receber o convite para participar da live, ficava pensando nessa pauta pois por conta da pandemia, a banda dele teve que passar por uma mudança de planos. 

Em seguida, Marcelo diz que “se esfriou” pois quando você se mantém ativo, acaba exercitando diversos músculos e claro, praticando bastante para se manter “quente”.

Mas devido a esses dois anos parado, infelizmente, é normal acabar sentindo essa diferença que foi apontada pela espectadora. Dessa forma, o convidado diz que aprendeu com o professor dele que é necessário manter a prática. 

Porque aquecer a voz?

Depois, a palavra foi passada para Rafael Dutra, que começa explicando a importância de aquecer a voz – e não apenas horas antes do show. Além disso, ele também dá uma dica importante para quem estava assistindo: treinar, pelo menos duas vezes na semana, o próprio show – pois também é uma forma de se exercitar. 

Por fim, o convidado diz que treinar o condicionamento físico ajuda bastante para se deslocar pelo palco, e citou a cantora Beyoncé, que desde o início da carreira, treinava as músicas do show dela em uma esteira.

A importância de um bom fôlego para cantar

Rafael reforça que pular corda, dentre outros exercícios físicos ajudam bastante. “Não adianta você querer fazer um show com 20, 30 músicas, querer andar para lá e para cá no palco, e não ter fôlego suficiente para isso”. 

Para complementar a fala de Rafael, Karitas diz que o(a) cantor(a) com a manutenção do condicionamento dos músculos respiratórias e abdominais. Em outras palavras, é preciso treinar a respiração – mesmo em períodos difíceis como na pandemia, por exemplo, em que a maioria das pessoas ficou parado. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Raphael Dutra

Instagram: https://www.instagram.com/raphaeldutra_descomplicanto/ 

Karitas Castro

Instagram: https://www.instagram.com/karitascastrofono/ 

Marcelo Santana

Facebook: https://www.facebook.com/marcelocolt45 

Instagram (Colt 45): https://www.instagram.com/colt45oficial/ 

Julia Bortolassi

Instagram: https://www.instagram.com/jubortolassi/ 

Bill Sandre

Instagram: https://www.instagram.com/billsandreoficial/ 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.  

Compartilhar.

Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

Deixe uma Resposta: