PREGAS VOCAIS & CUIDADOS: DICAS E TÉCNICAS

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas no assunto para falar mais sobre o tema em live. Descubra agora o que são pregas vocais e as melhores dicas para cuidar bem delas!

Você quer saber alguns cuidados para preservar a voz, e assim, ficar cada vez mais preparado para cantar? Basta conferir o nosso bate-papo super bacana, no link dos cortes a seguir: 

https://www.youtube.com/watch?v=bShVoWOd0z8&t=2s

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse os links a seguir: 

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=MSkWxfxyVno 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=914wvliCb58 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Como cuidar das pregas vocais?

Rafael Dutra começa a dar dicas e falar sobre os cuidados necessários para que o(a) preserva as pregas vocais.

Logo no começo, ele explica a importância da hidratação constante que se deve fazer. E para complementar a fala do convidado, Bill Sandre também ressalta que beber água ajuda na lubrificação das cordas vocais. 

Em seguida, o coaching da Fábrica de Vozes explica que cada pessoa precisa se hidratar de um jeito diferente, visto que alguns possuem uma voz mais suave, mais doce – e precisam tomar uma quantidade x de líquido.

Enquanto outros, apostam em gêneros musicais que exigem bastante esforço, como o heavy metal – e por conta disso, precisam beber muito mais água. 

Tome bastante água

Para complementar sobre a hidratação, Marcelo Santana comenta que grande parte dos músicos acabam deixando para ter esses cuidados quando estão mais velhos – porque quando jovens, acabam dando preferência para bebidas alcoólicas e drogas.

Sendo assim, ele reforça que é preciso, desde o início, preservar as pregas vocais. 

Evite bebidas alcoólicas

Por fim, Karitas Castro também fala sobre o quão prejudicial a bebida alcoólica é – visto que ela pode causar imprecisão articulatória. Por conta disso, o(a) cantor(a) pode acabar “estrangulando” a voz.

Depois, a convidada explica que a nebulização tem que ser feita, no mínimo, 3 horas antes do show – e que de preferência, com um aparelho que vá agir direto nas pregas vocais. 

Utilize a técnica da nebulização

Bill Sandre, para completar a fala de Karitas, diz que a nebulização pode ser feita de duas formas: para quem canta de uma forma mais “clean” ou suave, é preciso usar o aparelho na boca, para que haja diretamente nas cordas vocais – como dito pela convidada.

Agora, caso seja alguém que grite bastante, e aposte em gêneros como heavy metal, é preciso usar o aparelho no nariz também – para ter uma hiper lubrificação. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Raphael Dutra

Instagram: https://www.instagram.com/raphaeldutra_descomplicanto/ 

Bill Sandre

Instagram: https://www.instagram.com/billsandreoficial/ 

Marcelo Santana

Facebook: https://www.facebook.com/marcelocolt45 

Instagram (Colt 45): https://www.instagram.com/colt45oficial/ 

Karitas Castro

Instagram: https://www.instagram.com/karitascastrofono/ 

Julia Bortolassi

Instagram: https://www.instagram.com/jubortolassi/ 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.  

Compartilhar.

Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

Deixe uma Resposta: