OSSO HIOIDE: QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O CANTO?

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para falar sobre esse tema! Confira o que eles falaram e descubra a importância desse osso para o canto! Aproveite e boa leitura!

Na live, nos aprofundando ainda mais sobre detalhes no mundo do canto. Assim, descubra em detalhes qual o funcionamento e a importância do osso hioide, explicado brilhantemente pelos professores da Fábrica de Vozes.

Para conferir esse bate-papo super bacana, acesse o link dos cortes abaixo:

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse os links a seguir: 

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=MSkWxfxyVno 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=914wvliCb58 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

O que é e qual a importância do Osso Hioide?

Logo no início do vídeo, Karitas Castro começa a explicar sobre o Osso Hioide.

Primeiro, a convidada comenta que além de estar localizado abaixo da mandíbula, ele também não é ligado a nenhum outro osso.

Em seguida, através de uma foto, a integrante da Fábrica de Vozes fala mais a respeito do formato dele, e também de como o osso auxilia a língua. 

Depois, ela também diz que os cantores(as) precisam estudar mais a mobilidade da laringe.

Como funciona o osso Hioide?

Em seguida, Rafael Dutra dá continuidade na fala de Karitas, se baseando no Osso Hioide como ponto de partida para explicar com mais detalhes.

O convidado diz que as ressonâncias mais pesadas e mais agudas estão ligadas ao osso, e à medida que ele ia mostrando os movimentos, Karitas ia falando se eram músculos infra-hióideos ou supra-hióideos.

Além disso, Rafael ressalta que todos os movimentos mostrados na live, são passíveis de treinamento – mesmo para aqueles que gostam de cantar, mas não possuem um treinamento vocal avançado, pois a laringe é bem estática.

Assim, os cantores(as) podem ganhar maior mobilidade. Karitas também diz que não só os músculos da laringe requerem exercícios, mas também aqueles de respiração, mastigação, dentre outros. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Raphael Dutra

Instagram: https://www.instagram.com/raphaeldutra_descomplicanto/ 

Karistas Castro

Instagram: https://www.instagram.com/karitascastrofono/ 

Julia Bortolassi

Instagram: https://www.instagram.com/jubortolassi/ 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.  

Compartilhar.

Sobre o Autor