Moto Clube e Moto Grupo – Manual COMPLETO! – O que é? Como funciona? Como fazer parte?

1

Neste conteúdo, você verá:

Não há uma pessoa que ame as motos e não tenha pensado em participar de um moto clube.

Neles, é possível conhecer várias pessoas com interesses em comum e fazer vários novos amigos, além, de terem vários eventos de rock promovidos por eles, para causas beneficentes e atividades sociais. Sendo assim, eles são muito populares em todos os locais do país.

O Rock in BH teve a felicidade de fazer um bate-papo pelo YouTube com 3 grupos, sendo 1 moto clube, e os outros 2 moto grupos, que você pode acompanhar logo abaixo, na íntegra:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Neste bate-papo, tivemos as participações de:

Mas se tem interesse em ver apenas trechos e alguns assuntos relacionados, confere logo abaixo o nosso conteúdo sobre moto clubes e moto grupos, e os cortes deste bate-papo.


O que é um Moto Clube?

moto clube e moto grupo

Vamos trazer o conceito de um moto clube, uma vez que existem alguns pensamentos sobre este assunto, que podem trazer equívocos, e a intenção é o esclarecimento.

Um moto clube é uma organização ou associação de entusiastas e apaixonados por motocicletas, que possuem um objetivo de compartilhar esta paixão pela cultura das motos, possuindo suas regras, hierarquias, identidades, cores, etc.. Realizam passeios, participam de eventos e promovem uma aliança entre os membros, sendo uma espécie de “família” entre eles.

Porém, há uma seriedade muito grande nesta organização, pois dentro deste clube existem regras, hierarquias, estatuto, compromissos, funções e responsabilidades. Para fazer parte de um, é necessário ter a certeza se é o que você realmente quer, porque uma vez dentro, o compromisso precisa ser mantido.

Temos uma explicação melhor através deste vídeo sobre o que de fato é um moto clube, pelo Rinco do Insanos M.C..

 

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

É importante destacar o papel de um moto clube para a sociedade, que é uma atuação ativa em eventos para arrecadar recursos para causas beneficentes e atividades sociais, além de promover uma conscientização dos cuidados nas estradas e defender os direitos dos motociclistas.

Logo, os eventos criados pelos moto clubes tem causas nobres e contribuem para a sociedade.

O que um moto clube NÃO É?

Este é um ponto extremamente importante, uma vez que temos como exemplo uma série chamada Son’s of Anarchy, que traz uma narrativa diferente de como vemos os moto clubes. Mas é preciso entender que nada daquilo representa de fato um moto clube, mas justamente o oposto. Então moto clubes não são gangues de motociclistas que cometem crimes. Não são um grupo de pessoas fardadas com seu emblemas que cometem atos violentos por onde passam. Isto ficam apenas nos filmes e séries, onde nada disto representa os apaixonados por motos.

A ideia de ter um clube para motociclistas é compartilhar esta paixão e os interesses comuns daqueles que amam andar sobre duas rodas e conhecer mais a cultura das motos, além de ter um momento entre eles como encontros e eventos para compartilharem esta paixão.

Abaixo, Kdão do Original Niners trazem um pouco dos mitos que se tem das pessoas sobre os moto clubes, muito trazido de filmes e séries da TV:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH


O que é um Moto Grupo?

Um motogrup0 tem a mesma visão de reunião para compartilhamento de interesses e paixões pelas motos.

O que difere entre um moto grupo e um moto clube são as regras e compromissos, onde as coisas são mais informais entre eles. Não existe não uma rigidez na hierarquia, nem nas regras.

Então a flexibilidade no envolvimento do moto grupo é maior que um moto clube, onde um moto clube possui sim um comando rígido e organizado e uma hierarquia.

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Mas, ainda que não haja rigor no tratamento do grupo, os moto grupos também se envolvem nos eventos, e muitas vezes em parcerias com moto clubes, para as mesmas causas que promovem os eventos, com o intuito de contribuir com a sociedade.

Aos que entendem o compromisso com um moto clube, podem optar pelos moto grupos, que também partilham da mesma paixão.


Regras, Hierarquia e Patentes em um Moto Clube

moto clube e moto grupo

Para que seja um grupo realmente sério, e que haja uma ordem em sua organização, estes pontos são importantes para o funcionamento de um moto clube.

Regras

Cada moto clube possuem suas regras, com seus estatutos e regulamentos. O objetivo disto é para que haja ordem dentro da organização, e uma coerência de ideias, visões e ações.

Estas regras vão lidar com atuações internas, conduta nas estradas, compromissos em eventos, entre outros fatores.

Hierarquia

A hierarquia segue uma visão organizacional, com cargos e títulos, onde podem variar de clube para clube.

Segue alguns cargos comuns dentro dos moto clubes:

  • Presidente: Líder do moto clube, representante e responsável pelas decisões finais.
  • Vice-Presidente: Assume as funções do presidente quando estiver ausente e o apoio nas decisões finais.
  • Secretário: Responsável pelos registros de atas e documentações referentes ao clube.
  • Tesoureiro: Trata do gerenciamento das finanças, mantendo o registro e controle das receitas e despesas.
  • Membro: Todos aqueles que fazem parte do clube.

O Kdão do Original Niners explica um pouco de como funciona no moto clube em que faz parte:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Funções e Patentes

Além da hierarquia acima, também existem algumas patentes que ordenam ainda mais a organização do clube, como o capitão, padrinho, ferrolho, batedor, por exemplo. Estas patentes tratam das funções destes membros.

Estas patentes possuem insígnias, que representam a função deste membro do clube. Segue no vídeo abaixo algumas funções e patentes que existem no moto clube Original Niners:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH


Colete do Motoqueiro – Porque é Importante

O colete do clube ou do grupo, onde possui o símbolo do clube e os “patches”, é uma peça do vestuário que identifica que o membro faz parte daquele clube ou grupo.

O material geralmente é feita de couro resistente, com uma série de patches bordados no material. Estes patches podem ter significados específicos, como emblemas.

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Alguns patches comumente encontrados nos coletes dos motoqueiros de moto clubes ou moto grupos:

  • Patch do Clube / Grupo: o emblema do clube. É o patch que mais se destaca.
  • Top Rocker: este é um patch curvo, colocado geralmente na parte de trás do colete, na parte de cima da logo, exibindo o nome do clube.
  • Bottom Rocker: parecido com o Top Rocker, colocado na parte de baixo da logo, exibindo a cidade e o estado do clube.
  • Patches Pessoais: Realizações, cargos ou prêmios específicos internos do clube / grupo.

Como Criar um Moto Clube?

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Para criar seu próprio moto clube, é importante estar ciente de quão sério será esta instituição. E por isto, será necessário um planejamento, organização, criação de um estatuto, para que o moto clube funcione da forma deve ser.

A experiência tem que ser boa para todos os membros, então é importante promover sempre o respeito, a parceira e segurança de todos. Então segue abaixo os pontos importantes para a criação do clube:

Propósitos e Objetivos

É importante determinar estes pontos para o seu moto clube. Quais são os objetivos principais? Promover a cultura das motos? Atividades sociais? Participação de eventos? Compartilhar passeios?

Reunir Interessados

Certamente existem pessoas que possuem a mesma paixão. Então reúna estas pessoas interessadas, e deixe claro os propósitos e objetivos definidos.

Estrutura e Regras

Qual será a estrutura organizacional do moto clube? Quais serão os cargos e funções? Quem assumirá estas responsabilidades? Quais as regras para o bom funcionamento do moto clube? Quais serão os critérios de adesão? Como funcionará as participações dos eventos?

Estas são algumas perguntas que você deverá fazer para construir esta estrutura.

Nome e Emblema

Qual será o nome e o logotipo que representará o moto clube?

Talvez seja importante uma reunião para um processo de branding com os membros e os designs, para uma definição, com uma votação por todos.

Identidade Visual

Determine os patchs e cores, dentro da personalidade e valores do clube, porque eles serão importantes para sua identificação.

Atividades e Eventos

Quais serão os passeios mensais / anuais? Quais as reuniões que faremos regularmente? Quais os eventos que iremos promover e participar? Quais instituições iremos ajudar?

Estas são atividades que o clube deverá envolver o máximo de membros possíveis, para que haja a participação e interesse de todos.


Como Ingressar em um Moto Grupo?

moto clube e moto grupo

Se você quer fazer parte de algum moto grupo, os critérios são mais flexíveis. Mas segue alguns passos para você poder entrar em um moto grupo.

Segue o vídeo do bate-papo sobre como ingressar em um moto grupo.

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Algumas outras orientações ou requisitos para fazer parte de um moto grupo:

Pesquise moto grupos que estão dentro do seu perfil

Faça pesquisas pelas redes sociais, vá aos eventos de motoqueiros, e conheça mais a fundo os moto grupos que estão mais alinhados com seus interesses e estilo. Nem todos os moto grupos são iguais, e alguns focos mudam, como esportividade, customização e turismo.

Conheça os membros

Procure acompanhar mais de perto os eventos do moto grupo que se interessou. Conheça os membros mais de perto, participe das atividades e interaja. Crie um relacionamento.

Conheça sua regras e diretrizes

Busque compreender as regras e diretrizes do moto grupo. Conheça-as, e se tiver interesse, busque se enquadrar.

Procure mais informações

Procure saber sobre o processo de adesão, documentos e taxas, os eventos envolvidos, passeios e encontros, atividades sociais e beneficentes.


Calendário e Eventos – Encontro de Motociclistas, Motos e Moto Clubes

moto clube e moto grupo

Os eventos são uma parte importante do movimento, porém, é importante destacar que os eventos e encontros de motociclistas também possuem causas sociais envolvidas, na arrecadação de alimentos para instituições, entre outras atividades.

Abaixo, poderá conhecer um pouco mais sobre como são os eventos e encontros de motos e moto clubes.

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Um evento de um moto clube tem como interesses:

  • Encontros por apaixonados por motos;
  • Atividades socias e beneficientes;
  • Promover entretenimento;
  • Celebrar a cultura das motocicletas;

Para a criação de um evento de moto clube, alguns pontos são importantes:

Programação

As atividades podem ser: passeios em grupo, shows e competições, exposições e stands, eventos sociais e atividades beneficientes.

Local e Data

Será um local de ar livre? Camping? Parque?

Geralmente vão acontecer nos fins de semana, principalmente nos prolongados, e também em épocas que são propícias para passeios de motocicletas.

Infraestrutura

Sendo um evento que poderá receber uma quantidade grande de membros, ou até mesmo receber outros moto clubes, é importante pensar em um lugar que as pessoas possam ter estandes de alimentos e bebidas,  área para descansar e curtir o entretenimento, estacionamento para suas motos, e dependendo, uma área de camping para pernoitar e um palco com shows ao vivo.

Segurança

Para garantir a segurança, é importante contratar uma segurança privada para cuidar desta questão do evento, caso seja um evento em local privado. Também é importante as informações sobre primeiro socorros, e as regras de conduta durante o evento.

Como levar a família para eventos de moto clubes e passeios na estrada?

Em um bate-papo com o Kdão, do Original Niners MC, traz as informações de como funcionam a dinâmica de passeios com a família nas estradas, uma vez que, quando o comboio sai para a estrada, saem as motos, e também os carros com a família dos membros do moto clube.

Segue abaixo o vídeo trazendo o corte de como funciona:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH


Moto clubes femininos – As mulheres na estrada

moto clube feminino

Vem crescendo o número de moto clubes femininos nos últimos tempos.

A mulherada também está bem ativa nas estradas, se agrupando até mesmo entre elas. Os moto clubes exclusivamente de mulheres tem crescido muito nos últimos tempos, trazendo novas visões sobre os encontros, as diretrizes internas e tudo mais.

Mas, a paixão e o compartilhamento pelas motos são as mesmas de qualquer moto clube. No fim, o que importa de verdade é, juntos, pegar a estrada rumo aos destinos desejados em cima de uma moto.


Conheça Alguns Moto Clubes

moto clube e moto grupo

Belo Horizonte, cidade que sempre foi conhecida por sua tradição dentro do rock n roll, também é famosa por vários moto clubes. Eles organizam eventos na cidade e sempre participam de várias festas.

Sabendo disso, separamos aqui os 5 principais moto clubes da capital de Minas Gerais. Acompanhe abaixo!

Abutres Moto Clube

O moto clube mais famoso do Brasil também se faz muito presente em Minas Gerais. Suas principais atividades envolvem as viagens de motocicleta, onde os membros passeiam juntos por vários locais do mundo.

No entanto, os parceiros também são conhecidos pelos vários eventos de cunho social no qual estão envolvidos. Inclusive, já receberam menções da ONU (Organização das Nações Unidas) pelos bens trazidos a sociedade.

Para participar do Abutres Moto Clube é preciso ser homem, gostar muito de motos e principalmente ter disponibilidade de tempo para as viagens e eventos organizados.

Moto Clube Pererecas – Facção Minas

Mais um dos moto clubes em que é possível sempre encontrar novos amigos e parceiros nos eventos. Com um número de parceiros bem menor que o Abutres, no Pererecas Facção Minas o clima é bem mais intimista.

Eles fazem várias viagens ao redor do país e organizam eventos notáveis. Para entrar é preciso receber um convite, ser portador de CNH categoria A e ter sua própria motocicleta.

Classe A Moto Clube

Esse moto clube também faz parte da categoria nacional, com uma unidade bem famosa em Belo Horizonte.

Segundo o presidente, os três pilares que representam o grupo são o respeito, segurança e diversão. Em passeios semanais, os amigos viajam pelas estradas de Minas Gerais conhecendo vários locais diferentes, sempre no mesmo clima de parceria e companheirismo.

Comumente as viagens do grupo são realizadas no sábado e no domingo. Estão sempre marcando presença nos eventos de outros moto clubes, como festas e aniversários.

Xerife’s de Aço Moto Clube

Esse Moto Clube precisa estar na lista pelos eventos que organiza e que estão sempre movimentando a capital mineira. Apesar de ser relativamente recente, com menos de 5 anos de existência, ele já é presença garantida em festas locais;

No Xerife’s de Aço o clima é sempre de muita amizade e parceria. Os passeios são muitos e incluem desde trajetos curtos até viagens de muitos dias. Para entrar é preciso ter sua própria moto, ter habilitação categoria A e receber convite de alguns dos membros.

Raça Team Moto Clube

Mais um dos moto clubes em Belo Horizonte que tem muita história para contar. O Raça Team surgiu em 1970, no entanto, passou muitos anos em inatividade por falta de adeptos.

Em 2007, após muita união de vontade de antigos membros, ele voltou às atividades e continua firme até hoje. Sempre fazendo presença nos eventos, eles são um dos grupos mais tradicionais em BH.

E você, faz parte do grupo que está sempre sonhando em fazer parte de um moto clube? Anote esses nomes e conheça os membros, com toda a certeza será uma experiência incrível dividir sua paixão pelas motos!


Curiosidades sobre Moto Clubes

Quem são os Hells Angels?

Hells Angels MC - New Tork City

Hells Angels MC – New Tork City

Os Hells Angels são um dos mais conhecidos moto clubes do mundo, e também um dos mais antigos. Possuem identidade própria, usando vermelho e branco no seu emblema, e o logotipo é um crânio com asas.Fundado na Califórnia, Estados Unidos no anos de 1948, tem uma atuação internacional.

Porém, há quem diz que os Hells Angels não tem uma boa fama, pois existem relatos em envolvimentos com atividades criminosas, além de rivalidades extremas com outros clubes. Mas é importante colocar que, nem todos os membros são envolvidos nestas atividades, e o foco da grande parte é a cultura e a paixão pelas motocicletas.

O que é a expressão “1% Moto Clube”?

Em 1940, na Califórnia, cidade de Hollister, houve um surto de violência e incidentes, o que trouxe uma visão negativa sobre os moto clubes de maneira geral.

Diante disto, a AMA (American Motorcycle Association), fez um comunicado dizendo que 99% dos moto clubes e motoqueiros não faziam parte de 1% daqueles que manchavam o nome dos apaoxinados pelas motos.

Os 1% são aqueles que podem estar envolvidos em atividades que desafiam as normas sociais e legais. Alguns clubes até são considerados fazerem parte destes 1%, porém, nestes mesmos moto clubes, nem todos estão envolvidos em suas práticas.

Estes 1% tem a atenção das autoridades para estarem em alerta.

Segundo o Kdão, do Original Niners, ele traz sua visão sobre o os moto clubes 1%:

SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Moto clube utiliza GPS? Ou não? Quais os equipamentos e peças utilizados pelos moto clubes?

Há quem é motociclista raiz que diz que o apaixonado por duas rodas não precisa de um GPS, mas segue o fluxo do “bando” rumo ao destino. Segundo o Kdão, alguns equipamentos são utilizados por eles para se locomoverem.

Obviamente, parte de decisões pessoais, prezando pela segurança e pelo confiança da tecnologia. Segue abaixo uma visão da importância de alguns equipamentos no momento de pegar a estrada:


SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Motociclista? Motoqueiro? Motoboy? Existe diferenças entre eles?

Há quem diz que o apaixonado pelas duas rodas é um motociclista, que difere de um motoqueiro, que é aquele que trabalha utilizando uma moto. Já outros não vêem esta distinção entre o motociclista e o motoqueiro.

Kdão do Original Niners deu a sua opinião sobre o assunto, entre a diferença do motociclista e do motoqueiro:


SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH

Compartilhar.

Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

1 comentário

  1. Lucas Gomes

    Deixe seu comentário, e agregue o conteúdo sobre moto clubes, pois são um dos maiores públicos do rock, e com muita força, movem multidões para a sociedade, ajudando o próximo, e promovendo eventos em pró do bem.

Deixe uma Resposta: