CANTAR COM O MICROFONE: POR QUE É IMPORTANTE?

0

O Rock In BH convidou alguns especialistas para debater mais sobre esse assunto. Descubra nas explicações abaixo porquê é importante cantar com microfone e as melhores técnicas para utilizá-lo.

Você sabia que para treinar o canto, é necessário utilizar o microfone? Mas por quê? Para conferir esse bate-papo super bacana, acesse o link dos cortes abaixo:

Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse os links a seguir: 

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=MSkWxfxyVno 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=914wvliCb58 

Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo. 

Qual a importância de utilizar o microfone para cantar?

Logo no começo, Rafael Dutra dá um conselho para os espectadores: “Gente, vai treinar em casa, treina com microfone! Não cante sem microfone! Você precisa aprender a fazer o controle correto do microfone; você precisa saber como colocar as ressonâncias de acordo com a cápsula do microfone. Não cante sem!” 

Em seguida, ele diz que todas as técnicas mencionadas ao longo da live são para serem treinadas com o microfone. Depois, continua falando que mesmo entre os amigos, em um churrasco ou qualquer ambiente, é preciso utilizar o aparelho.

Para complementar a fala do colega, Julia Bortolassi ressalta: “A pessoa tem que pensar o seguinte: ‘eu quero que minha voz dure!’ (…) ninguém vai querer que a voz dure alguns anos e depois, pronto, acabou! (…) você cuidar da saúde vocal é muito importante!”. 

Ajuda a proteger a saúde

Ao comentar que muitas pessoas acabaram morrendo por conta do abuso vocal, Karitas explica que isso não acontece mais atualmente porque o mundo da música evoluiu bastante.

Os lugares como teatros e igrejas, durante um tempo, deixaram de ser construídos, e fez com que muitos cantores não explorassem tanto a voz. E quanto àqueles que ainda continuavam funcionando, aderiram ao uso do microfone. 

Vale lembrar que a ressonância de peito com a modal era bastante usada pelos artistas, considerada por Rafael como um “veneno”. Mas atualmente, se usa mais a voz de cabeça juntamente com a voz de cabeça – que mesmo sendo mais leve, no aparelho faz muita diferença. 

Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais: 

Raphael Dutra

Instagram: https://www.instagram.com/raphaeldutra_descomplicanto/ 

Karistas Castro

Instagram: https://www.instagram.com/karitascastrofono/ 

Julia Bortolassi

Instagram: https://www.instagram.com/jubortolassi/ 

Gostou? Deixe já seu comentário!

Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário

Compartilhar.

Sobre o Autor