Para abordar mais profundamente esse assunto, o Rock In BH trouxe alguns convidados para live. Confira abaixo o que são e como evitá-los!
Se você é cantor(a) ou uma pessoa que canta regularmente – mesmo que de uma forma não profissional – precisa cuidar da voz. Por isso, é necessário evitar os calos nas cordas vocais. Mas o que são esses calos? E o que fazer para que não apareçam? Veja a explicação dos membros da Fábrica de Vozes. Para conferir esse bate-papo super bacana, acesse o link dos cortes abaixo:
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
Lembrando que este é apenas uma parte do nosso bate-papo – pois agora, o Rock In BH fez cortes dos assuntos que foram abordados durante a live. Mas caso você queira assistir completo, acesse os links a seguir:
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=MSkWxfxyVno
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=914wvliCb58
Siga-nos também nas redes sociais, pois sempre divulgamos quais serão os próximos entrevistados ou temas de vídeo.
- Site Oficial: https://rockinbh.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/rockinbh_of… (@rockinbh_oficial)
- Facebook: https://www.facebook.com/rockinbhoficial
- Youtube: https://youtube.com/rockinbh
Como evitar calos vocais?
Após a pergunta de um espectador sobre como se cuidar para não ter calos nas cordas vocais, Karistas Castro respondeu que mesmo que a pessoa tivesse toda técnica vocal, não é uma garantia que possa ter alguma patologia nas pregas vocais.
Muitas das vezes, pode ser que surjam eventos com ar-condicionado, máquina de fumaça – na qual a pessoa tenha que fazer um esforço – que podem resultar em cansaço ou até mesmo, em alergia.
Evite forçar a voz?
Em seguida, ela continua dizendo que para quem não tem técnica, a situação pode ser um pouco pior! A pessoa pode acabar dando um golpe nas pregas vocais e ao invés de um nódulo, poderia surgir um pólipo.
A convidada ressalta que no caso dos homens, acaba se acometendo mais – principalmente quando gritam, igual aos torcedores de futebol ao verem o time jogar.
Descanse bastante
Karitas também explica que, para cantores(as) solo ou bandas que viajam bastante – sempre estando em lugares diferentes para descansar – devido ao cansaço físico, pode levar todas essas pessoas a terem um problema vocal, um refluxo, dentre outros.
Não fume e nem beba
Além disso, ela ressalta que o fumo, a bebida, também ajudam a agravar esses problemas, e por isso, é importante que os músicos tenham uma higiene vocal.
Ao ser perguntada sobre a questão da hidratação, Karitas diz que todos os cantores(as) devem fazer isso o dia inteiro, pois a cada duas horas, cai na corrente sanguínea e hidrata todo o corpo.
Se hidrate
Depois, ela explica que o colega de trabalho Rafael Dutra sempre usa a água para ajudar bastante. Mas ela ressalta que o processo não é imediato! Por isso a importância de sempre estar bebendo muito líquido.
Por fim, Rafael Dutra dá uma dica que faz mal a voz: excesso de volume. “Se você está cantando, e não está se ouvindo (…) começa a usar isso na orofaringe, vai virar grito. Grito é excesso de adução! Ao invés de sua prega vocal fazer o movimento correto, ela vai começar a chocar (…) e aí vai dar um nódulo em você”.
Quem quiser acompanhar um pouco mais sobre a rotina dos convidados que estiveram presentes na live, siga-os nas redes sociais:
Raphael Dutra
Instagram: https://www.instagram.com/raphaeldutra_descomplicanto/
Karistas Castro
Instagram: https://www.instagram.com/karitascastrofono/
Julia Bortolassi
Instagram: https://www.instagram.com/jubortolassi/
Gostou? Deixe já seu comentário!
Deixe seu comentário e fale mais a respeito dos conteúdos e projetos de cada um dos convidados presentes. É sempre importante complementar o conteúdo no nosso cenário.