Neste conteúdo você verá:
Com a variedade de formatos de conteúdo que temos hoje, em áudio e vídeo, é comum as pessoas confundirem mesmo um com outros, devido a esta infinidade de conteúdos que as pessoas fazem e postam nas principais plataformas de streaming.
Em relação ao podcast, sem dúvida, é um dos formatos mais dinâmicos do nosso meio, porque nos dá a possibilidade de construir uma infraestrutura com poucos recursos, e com custo bem baixo, podendo chamar qualquer pessoa do meio, da sua bolha ou do nicho que o criador de conteúdo faz parte, e ali eles conversam, oferecem informações sobre os assuntos, podendo gerar até os famosos cortes e publicar nas plataformas, podendo gerar ainda mais conteúdo, podendo ver e ouvir de qualquer lugar, a qualquer momento.
Porém, as rádios online possuem uma pegada diferente, e é exatamente sobre isto que vamos falar aqui, sobre as diferenças de uma rádio web com os podcasts.
Neste bate-papo, tivemos as participações de:
Participante: Maclênio – Rádio Rock Barreiro
Instagram: https://www.instagram.com/radiorockbarreiro/
Participante: Kako – Rádio Mutante
Instagram: https://www.instagram.com/mutanteradio/
Participante: Nilton – Rádio Baixada Santista
Instagram: https://www.instagram.com/radio_baixada_santista/
E já aproveita, DEIXE SEU LIKE, E INSCREVA-SE NO CANAL DO ROCK IN BH.
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
O que é um podcast?
O formato do podcast não é algo novo!
Eles a um bom tempo foram um formato para as pessoas poderem consumir seu conteúdo, mas apenas com a opção de escutar o que é falado, o que aparentemente muitas pessoas não tinham tanto interesse, até vir o Flow Podcast que se inspiraram no formato do Joe Rogan, e trazer uma forma diferente de fazer podcast. Desde então, muitos vem adotando o formato para seus negócios e conteúdos.
Antigamente os podcasts eram gravados, onde você disponibilizava o áudio em uma plataforma, mas hoje é visto, podendo ser exibido ao vivo para a audiência interessada em consumir conteúdo digital. Mas estes formatos ainda não foram abandonados, porém, inovados.
O interessante do podcast, pelo menos nos formatos atuais, é a informalidade, o que traz uma conexão maior com o público devido a naturalidade, e é por isto que tem feito tanto sucesso, pelo fato de que este formato mais descontraído, e dependendo do programa, até mesmo irreverente, onde traz pessoas famosas sendo mais “elas mesmas” nas conversas, e trazendo maior interesse das pessoas conhecerem um outro lado destes famosos.
O que é uma web rádio?
A web rádio por outro lado é uma plataforma de conteúdos com uma programação diária, onde várias pessoas atuam dentro de suas programações específicas. Estas programações podem também ser ao vivo ou gravadas, em diversos nichos: música, rock n’ roll, entretenimento, debates, esportes, entrevistas, enfim.
Sendo transmitidas pela internet, e não por frequência de rádio, há uma flexibilidade muito grande de acesso à um rádio online, trazendo então uma alternativa moderna de poder escutar as programações da rádio.
Qual a distinção de cada uma?
A conclusão disto, sabendo um pouco de cada uma é muito nítida.
O podcast é um formato de conteúdo para um bate-papo, muitas vezes informal. Já a web rádio é uma plataforma para uma programação de diversos conteúdos, onde estes conteúdos são de diversos tipos.
Uma rádio web por exemplo pode ter uma programação que possua o formato podcast, o que é uma opção bem legal.
E você? O que recomenda utilizar? O formato web rádio ou podcast?
E você? Se tem um negócio, e acredita que precisa inovar, qual delas você poderia utilizar? Uma rádio web ou um podcast? O que acha dos podcasts hoje em dia? Deixe seu comentário porque sem dúvidas, sua opinião é muito importante pra gente.