Neste conteúdo, você verá:
- O que é necessário para ser um tecladista profissional?
- Quanto pode ganhar um tecladista profissional?
- Onde um tecladista profissional pode trabalhar?
Imagina ter seu próprio negócio, podendo ter flexibilidade de horário, dias, os momentos que pode atuar? A carreira de músico pode te proporcionar isto. Ainda mais se tratando de teclado, que pode atuar em diversos espaços, eventos e cenários.
O teclado é um instrumento musical muito versátil, e um tecladista pode atuar em vários ramos. Porém, é importante entender que também existem suas responsabilidades, e algumas habilidades seriam pré-requisitos para não passar aperto em alguns momentos.
Participantes do bate-papo que realizamos sobre Teclado Musical para Iniciantes no canal do Rock in BH:
- Juliano Dinelli – Instagram: https://www.instagram.com/julianodinelli/
- Kleber Saraiva – Instagram: https://www.instagram.com/klebinho_saraiva/
Já pedimos desde já que DEIXE SEU LIKE, e INSCREVA-SE no canal do Rock in BH no YouTube.
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
SE INSCREVA AGORA NO ROCK IN BH
O que um tecladista precisa ter para atuar profissionalmente?
A combinação de habilidades, abordagem e pensamento profissional, entendimento do “business” e equipamentos de qualidade são pré-requisitos para se dar bem neste ramo como tecladista. Sua carreira precisa de investimento, e com o tempo são necessários cursos no ramo da música, no ramo dos negócios, e também na aquisição de equipamentos e instrumentos cada vez melhores.
Abaixo, poderá acompanhar alguns pontos importantes para que um tecladista possa atuar profissionalmente:
- Software e Hardware de Produção Musical – É importante para a gravação e produção de suas próprias composições. Então equipamentos como interface de áudio, controlador midi, e um teclado que integre a tudo isto são equipamentos importante, e software para gravação e produção.
- Rede Profissional – No ramo da música, uma rede de contatos para um tecladista profissional é fundamental. Esta rede se constrói em eventos, feiras de música, trabalhos, estúdios, entre outros lugares, basta estar onde os músicos estão. Com isto, terá maior facilidade de indicações, e conseguir oportunidades para atuar.
- Compromisso e Profissionalismo – Quando se trata todo compromisso com seriedade e profissionalismo, sua credibilidade sempre será bem vista por quem for te contratar ou te indicar. Então como tecladista profissional ou freelancer, procure construir sua credibilidade.
- Portfolio e Promoção – Quando se tem vídeos de suas atuações, ou seu material esteja nas principais plataformas de streaming e de mídias sociais, mais fácil será sua avaliação e maior as chances de alguém confiar no seu trabalho, porque elas veem naquele momento o que de fato estão procurando. Então construir um portfólio de gravações, vídeos e materiais é algo importante para novas oportunidades.
- Equipamento de Qualidade – E quando dizemos de qualidade, queremos dizer de algo que não vai te deixar na mão no momento de uma apresentação importante, ou no momento que precisará fazer uma gravação, e que o som esteja nítido e cristalino na reprodução. Esteja ciente que, se este é o ramo que quer seguir, um teclado musical de qualidade precisará ser investido.
- Educação Contínua – Existem aves que podem voar até determinada altura, mas somente as mais fortes, ousadas e rápidas sobrevoam as nuvens. Para atingir um alto nível em sua carreira, e poder proporcionar experiências majestosas, com músicos de alto nível, só conseguirá quando se tornar um. Então, continue evoluindo sempre, com aulas, workshops, cursos, além de outras oportunidades de aprendizado.
- Repertório Variado – Se você quer se especializar em um estilo, tudo bem. Mas com um repertório variado para um tecladista profissional, as chances de trabalhos e oportunidades aumentam. Mas vai de cada um.
- Experiência de Palco – Ensaiar é uma coisa. No ensaio a sua postura é uma, mas em cima do palco, é outra completamente diferente. Em cima do palco, você é um artista mostrando seu trabalho. A cada evento ou apresentação ao vivo, mais confiança, naturalidade, presença você adquire. Então se permita sempre a ter estas oportunidades para absorver este “feeling” do palco em sua carreira.
- Habilidades Musicais Sólidas – Um músico que: sabe ler uma partitura, tem um ouvido treinado, conhece escalas, acordes e ritmos, possui um bom entendimento de teoria musical, consegue se sair muito bem quando o assunto é música. E se tratando de tecladista profissional, quando a técnica é bem aplicada, com dedilhados bem feitos, boa improvisação, entre outros pontos, certamente fará diferença no momento de ter escolher como profissional.
- Conhecimento Técnico – Conhecer plenamente do equipamento que tem é importante para quando ocorrer qualquer problema no ensaio, passagem de som ou em uma apresentação ao vivo. Desde uma manutenção e configuração básica, até programar os sintetizadores.
Lembre-se que sempre haverá concorrência, porém, o espaço para a carreira musical é amplo, com vários espaços para tocar. Continue firme na carreira, investimento e se aprimorando, construindo sua rede de contatos e relacionamentos profissionais.
Quanto pode ganhar um tecladista profissional?
Mas quanto um bom tecladista profissional pode ganhar no mercado musical? São vários fatores que podemos avaliar, onde pontuamos logo abaixo:
- Tipo de Atuação – Faz atuações ao vivo com banda? Gravações em estúdio? Músico de sessão? Professor de música?
- Rede de Contatos e Marketing – Com uma rede de contatos, maior são as chances de ser indicado para vários trabalhos.
- Estilo Musical – Alguns nichos, principalmente no Brasil, são escassos, por ter poucos músicos especializados nestes nichos, como o jazz por exemplo. Isto abre portas para oportunidade de elevar o potencial de ganhos.
- Demanda – Se hoje possui pouco tecladista no mercado, e possui muita banda ou músicos procurando por um, certamente que isto faz com que a cobrança para um tecladista profissional suba o valor.
- Experiência e Habilidades – Quanto maior sua habilidade e o serviço que apresenta, maior a cobrança pelo seu trabalho, porque as pessoas já sabem que pode apresentar um bom trabalho. Ganhe experiência, reconhecimento, credibilidade, que seus ganhos tendem a aumentar.
- Localização Geográfica – Áreas mais metropolitanas tendem a pagar melhor do que lugares mais afastados, como os municípios do interior, devido a demanda de entretenimento que possui nestes lugares.
Não dá para fixar valor, porque estes pontos já mostram o quanto isto pode variar. O importante é saber onde quer atuar, pesquise este mercado, construa sua carreira e continue trabalhando e se aprimorando. E faça um network de qualidade, para nos momentos indicação, poderem te indicar.
Quais as opções de trabalho para um tecladista profissional?
Locais, contextos e eventos são bem variados. Tudo depende de sua especialização, experiência e estilo musical. Abaixo poderá ver alguns lugares onde um tecladista profissional pode encontrar oportunidades:
- Gravação em Estúdio – Para gravação de álbuns, singles, trilhas sonoras, jingles promocionais e publicitários, entre outros trabalhos.
- Música Clássica e Orquestral – Se tiver especialização em música clássica, poderá atuar com músicos de concertos, tocando em grupos de câmaras, conjuntos clássicos e orquestras.
- Sessões de Gravação para Trilhas Sonoras – Aos apaixonados por cinema, podem ser contratados para trilhas de filmes, programas de TV e produção de vídeo.
- Bandas de Turnê – Tocar em turnês nacionais e até internacionais, acompanhando os artistas.
- Eventos Corporativos e Sociais – Eventos de empresas, casamentos, festas e diversas ocasiões especiais.
- Trabalho de Sessão – Pode gravar partes de teclado para artistas e compositores, podendo realizar suas gravações em um estúdio ou no seu próprio home studio.
- Música de Igreja – Tecladistas profissionais atuam fortemente nas igrejas, acompanhando corais, grupos de louvor e outros serviços.
- Aulas de Música – Aulas particulares como professores de música e teclado.
- Teatro e Produções Musicais – Tocar em produções teatrais, óperas e musicais.
- Música Eletrônica e DJing – Existem tecladistas que se especializam em música eletrônica, devido a infinidade de efeitos que o instrumento possui, logo, podem atuar como DJ’s em clubes, festas e festivais.
- Shows Ao Vivo – A forma mais comum de atuação. As oportunidades ao vivo são amplas, como bares, teatros, clubes, casas de eventos e eventos corporativos.
Quanto mais versátil, maior a quantidade de oportunidades. Quanto maior a quantidade de habilidades, maior a quantidade de oportunidades. Podendo tocar vários estilos musicais e contextos, maior a quantidade de oportunidades para a sua carreira.
E você? É tecladista profissional? Tecladista ou Pianista Freelancer? Ganha dinheiro tocando teclado?
É freelancer ou tecladista profissional? Acredita que dá para viver de ganhar dinheiro tocando teclado musical nos eventos? Como você vive sua vida de tecladista profissional ou tecladista freelancer? Deixe seu comentário, porque sem dúvida é muito importante entender a sua opinião sobre isto.
1 comentário
Preciso de decladista que toque estilos. Variados. Com partitura. Estilos. Rpm. Raça negra