As 5 Grandes Bandas que sairam de Belo Horizonte

0

Conhecidos por sua criatividade e cultura, o mineiro tem grande história no campo das artes. Personalidades como Guimarães Rosa e Drummond são grandes nomes da Literatura Brasileira. Ou mesmo grandes nomes do cinema e das novelas como Daniel de Oliveira e Isis Valverde. No campo musical Belo Horizonte e região não poderia ficar de fora, por isso, listamos aqui cinco bandas mineiras que fazem sucesso nacional e internacional e se tornam cada vez mais o orgulho de Minas Gerais.

Skank

Em 1991, em Belo Horizonte, Minas Gerais, nascia uma nova banda chamada Skank. Com Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria). Os 4 amigos se uniram com um mesmo objetivo: diversificar o pop rock nacional com músicas com diversos ritmos e letras autorais.

Suas canções sempre estiveram presente no mundo das artes. Entre vários trabalhos de sucesso como o DVD MTV ao Vivo em Ouro Preto, além de diversas trilhas sonoras de novelas da Rede Globo. O Skank conquistaria o mundo, pois alguns álbuns como “Siderado” e “Maquinarama”, ganham uma pegada mais psicodélica e versões internacionais, levando Minas para o mundo a fora.

Jota Quest

Em meados dos anos 90, quando as bandas mineiras começaram a ganhar força nascia Jay Quest, referência de um desenho chamado Jonny Quest. Por uma questão de direitos autorais somente em 1998 que finalmente o Jota Quest ganhava forma. Sua formação continha quatro garotos: Paulinho Fonseca (bateria), PJ (baixo), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclado) e Rogério Flausino (vocal).

A banda se tornou conhecida nacionalmente com o álbum “De Volta ao Planeta…” (1998). E o sucesso nacional e internacional não para com os álbuns que seguiram como:

  • Oxigênio (2000)
  • Discotecagem Pop Variada (2002)
  • MTV Ao Vivo (2003)
  • Até Onde Vai (2005)
  • La Plata (2008)
  • Funky Funky Boom Boom (2013)
  • Pancadélico (2015)
  • Tianastácia

A banda surge em 1992, levando para um Festival Regional o FestValda em 1995, a música que faria parte do primeiro CD em 1996. Apenas com três integrantes, venceu o festival com a música Cabrobró, do primeiro disco chamado Acebolado. De lá pra cá a banda se tornou sólida e não parou de lançar discos.

Atualmente o Tianastácia conta com essa formação: Podé Nastácia, Maurinho Nastácia, Antonio Júlio Nastácia, Beto Nastácia e Glauco Nastácia. A banda mineira faz shows por todo o Brasil.

Sepultura

Reconhecida internacionalmente a Sepultura é formada por Paulo Jr. (baixo), Jairo Guedez (guitarra), Max (guitarra e vocal) e Igor Cavalera (bateria). A banda nasceu em Belo Horizonte no começo dos anos 80 e mostra diferencial no Death Metal com o famoso álbum split.

Músicas marcantes como Bestial Devastation e Antichrist mostravam que não era brincadeira. Isso fez com que a banda começasse a crescer absurdamente no Brasil. A Sepultura é respeitado diante da legião de roqueiros que existem no mundo.

Pato fu

A banda começou definitivamente em outubro de 1992, quando entram em estúdio para gravar seu primeiro disco. No final desse mesmo ano, colocam o pé na estrada e se apresentam por todo o estado de Minas Gerais.

Em 1993, participaram do show “Rock Brasil”, ao lado de bandas como: Barão Vermelho, Skank, Paralamas do Sucesso e Titãs, ganhando assim visibilidade nacional.

O som da banda é uma mistura de um Rock mais romântico e jazz. Em 2010, introduziram brinquedos durante o show. Com isso, passaram a brincar e fazer som com seu novo álbum chamado Música de Brinquedo. O mais recente trabalho é Não Pare de Pensar de 2014.

Gostou do nosso post? Conta aí nos comentários de qual banda mineira você é fã!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: