A Obra Bar Dançante – Conheça mais Sobre a Casa

0

É impossível dizer que conhece a cena de rock em Minas Gerais e nunca ter ouvido falar sobre A Obra. Conhecida como uma das mais tradicionais casas de rock mineiras, ela já foi palco de shows lendários de bandas hoje muito consagradas.

Além disso, toda a estrutura do lugar apoia e faz referência a sua maior origem: o underground.

Sabendo de tudo isso, separamos aqui vários fatos sobre A Obra Bar Dançante, para você conhecer e ficar ainda mais apaixonado por esse local histórico. Confira abaixo!

História da Obra

A Obra é, nada mais, nada menos, que um dos mais antigos bares de rock n roll ainda em atividade nos dias atuais. Ela sobreviveu a ascensão do estilo nos anos 2000 e também a sua brusca queda de 2010. Mesmo com todas as dificuldades a casa sempre se manteve em alta e com público fiel em todos os fins de semana.

Fundada em 25 de junho de 1977, ela já foi sede de inúmeros shows e seu palco já recebeu mais de 10 mil bandas ao todo. Muitos dos grupos consagrados atualmente iniciaram seus trabalhos de maneira independente, tocando na Obra durante os fins de semana.

Estrutura física

Quem conhece a casa sabe que sua estrutura física não é o ponto alto do local. O espaço é bem pequeno, por ficar no subsolo, como uma espécie de porão, perfeito para alavancar ainda mais o conceito underground.

A capacidade de lotação avaliada pelo corpo de bombeiros é de 200 pessoas. No entanto, é inegável que em fins de semana onde o movimento é maior, a casa recebe mais de 500 pessoas simultaneamente.

Por conta disso, muitas vezes fica quase impossível assistir e curtir os shows a vontade. O empurra-empurra, principalmente em frente ao palco, é bem grande. A pista de dança conta ao todo com 100m², o que é bem pouco quando comparado a quantidade de público.

No entanto, não é por isso que o bar é menos incrível. A decoração e o clima rock n roll fazem o aperto valer a pena, além de que tudo tem um clima muito mais intimista, que combina completamente com o underground.

Um espaço para todo tipo de manifestação cultural

Mesmo que seja caracterizada como um Bar Dançante, A Obra é também muito mais que isso. Com os passar dos anos sendo resistência dentro do underground mineiro, várias exposições artísticas também já aconteceram no local.

Inclusive, dentro da estrutura tem-se também uma pequena galeria. Por lá, manifestações culturais relacionadas ao cinema, fanzines, e outras artes plásticas também aconteceram, sempre contribuindo com a cena cultural da cidade.

Rock n roll de muita qualidade

Como citado, são milhares de bandas que já passaram pelo palco da Obra. Desde grandes nomes do rock nacional até grupos independentes e alternativos.

O estilo musical predominante é sempre o rock n roll. No entanto, todas as vertentes dele são bem aceitas, desde o hard rock, até o indie e, metal e black. Sendo assim, todos tem espaço para brilhar.

Falar da cena rock mineira e não citar a Obra é quase impossível. Ela já contribuiu tanto com várias bandas que está cravada na história dos grupos. Sendo assim, anote na sua lista e conheça esse local incrível!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Lucas Gomes

Criador da iniciativa Rock in BH, que tem como objetivo: trazer conteúdo sobre bandas, música, rock, conhecer bandas do nosso cenário e divulgar seus trabalhos. Desenvolvedor Front-End, e jogador de futebol americano. Casado (e muito bem casado) com a Nathalia Martins.

Deixe uma Resposta: