Tudo Sobre o Ventania – Isto é “Só Para Loucos”

0

Você conhece a história de Wilson da Silva? Esse é o verdadeiro nome do cantor, compositor e andarilho Ventania. As suas inspirações musicais vêem do movimento hippie dos anos 70 que já conquistou um vasto público que curte uma musica autentica rica em detalhes e imaginação.

Quem é Ventania?

Nascido em 21 de agosto de 1962, Wilson da Silva mais conhecido como Ventania atualmente mora em São Tomé das Letras em Minas Gerais. Uma das suas maiores influências musicais era o cantor Raul Seixas, um marco histórico e importante no mundo do rock nacional.

Ventania pode ser considerado uma lenda vida da música. Com suas letras um tanto quanto inusitadas e todo o seu ritmo único faz dele um ídolo dos jovens que frequentam os show em cidades como Ouro Preto, Diamantina, dentre outros lugares do Brasil todo.

Sobre sua vida

Ventania é separado e possui ao todo 8 filhos. Sua carreira iniciou aos oito anos de idade quando ele ainda tocava piano na igreja. Mas somente em torno de 1980 que ele realmente se profissionalizou, virou cantor e compositor e sua vida mudou completamente. Começou a fazer shows em diversos estados. No ano de 2000, Ventania mudou-se para a cidade São Thomé das Letras, em Minas Gerais, onde passou a tocar no conhecido “Bar do 2”. A partir desse momento sua carreira começou a alavancar cada vez mais e essa grande transformação, o levou a gravação do seu primeiro CD “Só para loucos”.

Seu trabalho é amplamente independente, sem nenhum vinculo a uma gravadora e sua divulgação é feita por meio da internet, rádios e também do seu público universitário.

Ventania possui um estilo inconfundível, sempre se apresenta com um grande chapéu de bruxo, calça jeans rasgada, camisas com tingimento e uma enorme barba, o que o deixam muito semelhante a um duende.

Suas composições

Todas as suas composições são inspiradas em temas hippie, como a liberdade, mostrando como é andar sem rumo, sem privações, citando o uso de drogas como cogumelos alucinógenos e maconha, além de contemplar através das canções o lema “amor e Paz” e a natureza. Ventania é á favor da legalização da maconha e expõe isso através de letras de músicas e também pessoalmente durante entrevistas e em seus shows.

Sua música considerada o cartão de visita é “Só para loucos”. No entanto ela é originalmente feita pelo vocalista da banda Black Zé, uma banda conhecida do rock brasileiro também dos anos 70.

Ventania compõe suas músicas com simplicidade e muitos detalhes, Chegando até a tocar com apenas dois acordes, o que ocorre na música “O diabo é careta”. Seu estilo despojado e sua voz rouca chama atenção por onde passa o que o faz ser um cantor reconhecido.

Atualmente, o cantor Ventania faz suas apresentações junto com a banda Hippie que tem como formação apenas dois integrantes: Elsão e Neto. Eles não se conheciam anteriormente e a convite do Ventania, aceitaram de imediato e hoje tocam em perfeita sintonia, fazendo o público delirar ao som de todas as músicas.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: