O que falta no Brasil para termos o Rock de volta?

0

O rock é um estilo musical que foi muito popular nas décadas de 60, 70 tendo seu auge nos anos 80. Ele finalizou seu grande alcance na década de 90. Atualmente o cenário de Rock no Brasil se torna enfraquecido, devido ao gosto popular da maioria das pessoas. A grande questão do rock nessas décadas anteriores era a liberdade de expressão e liberdade política, em um país que estava fadado a Ditadura Militar e principalmente o conservadorismo, presente nas famílias burguesas, que ditava regras de uma sociedade em geral.

Depois de anos de lutas populares e conquistas políticas, vemos uma classe média que tem grande poder econômico, com isso, as lutas políticas foram deixadas de lado. E essa questão da liberdade de expressão e política não é bem vista pela maioria da população, que vê a música como forma de entretenimento e diversão, não “necessitando” de uma abordagem política ativa.

Voz ativa

O rock entra como uma ferramenta de voz, no início da década de 70, para uma juventude que não tinha voz ou sequer vontade própria. Por isso, atualmente o Rock se torna impopular, pois, para quê questionar valores políticos e morais, em uma sociedade que já está liberta da censura e do conservadorismo extremo?

Claramente, vamos falar de uma forma generalizada e genérica, pois o cenário político atual necessita firmemente de uma sociedade ativa politicamente de uma forma democrática e a luta para o bem comum. Não somente a luta por interesses individuais ou somente para uma única classe social.

Como ter o Rock de volta?

Para ter o rock de volta em maior alcance seria necessário uma maior divulgação na grande mídia como era feito anteriormente. Para que fossem desmistificadas algumas questões que foram colocadas em décadas anteriores como: “Rock é coisa do demônio”, “Rock não tem letra, é só grito”, “Rock pauleira é música ruim”, entre outras crenças infundadas que foram colocadas para manchar a reputação desse estilo musical que assim como os outros estilos, tem vários gêneros dentro do mesmo ritmo.

Alguns gêneros específicos não agradam a todos, porém, o estilo em uma esfera geral atinge uma grande parcela da população brasileira, que não deixa de apreciar demais ritmos musicais.

Muitas bandas e músicos têm uma formação musical em rock e mistura livremente o estilo em outros ritmos como o pop, o reggae, MPB, country ou até mesmo o samba (ritmo tipicamente brasileiro). Trazendo novamente o Rock para a grande população, com uma nova interpretação musical, entendendo a veracidade e importância de suas letras.

Agora para aqueles que nutrem o preconceito desse ritmo, e acham que realmente o rock não serve como um estilo de música, o ideal é respeitar as diferenças e entender que alguns gêneros musicais não fazem o estilo de determinada ou determinadas pessoas. Regra que vale para todos os ritmos não só para o rock.

Gostou do nosso post? Comente se você gosta desse estilo de música e vida, quais gêneros dentro do próprio rock você curte, e se você gosta que esse gênero se misture com vários outros estilos.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: