Lembra do Pop Rock Brasil? Gostaria que Voltasse?

0

O movimento do Rock surgiu no Brasil por volta dos anos 70. Por influência de grandes bandas americanas e inglesas como The Beatles, Rolling Stones, Ramones, Sex Pistols, Aerosmith e Kiss. Todos fizeram a diferença no visual e na forma de pensar e organizar a sociedade em uma época em que os jovens eram reprimidos pelos seus pais e pela sociedade, para construir uma vida ideal e não ter autonomia em ser quem quisesse ser. Essa onda rebelde que estourou fora do país chega ao Brasil de uma forma contida e passa realmente a ser intensificada somente nos anos 80.

Jovem Guarda, Mutantes e a Tropicália

Como grandes percussores de letras que provocavam a sociedade de uma forma geral, sendo essa em tom de brincadeira ou não, a Jovem Guarda passa a dar voz a uma juventude brasileira que só falava de amor romântico e utopias do cotidiano. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, colocaram as músicas de uma forma mais autoral e real, pois os jovens se identificavam nas letras de desventuras de uma sociedade que não era feita para eles.

Os Mutantes e a Tropicália mantinham letras ousadas para que a juventude brasileira entendesse o que estava acontecendo no cotidiano dos jovens e houve uma grande identificação do público e um retorno de sucesso, sendo assim o Rock se tornou popular no Brasil, e os demais ritmos foram deixados de lado, depois de rolo compressor chamado Rock and Roll.

Rock Nacional anos 80

Rita Lee, já em carreira solo (A cantora deixou o grupo Mutantes no final da década de 70) fazia letras empodeiradas, principalmente colocando as mulheres em igualdade com os homens num cenário musical que predominava homens e suas letras rebeldes.

Já nos anos 80, grandes bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Ira, entre outras, faziam a cabeça da moçada, que já sabia o que queria da sociedade e da política do país.

Letras infladas e pedindo mudança em plena ditadura militar, faziam a juventude mais atuante e principalmente revolucionária. Levando assim uma quebra de padrões na política e fortalecendo o movimento democrático, pedindo eleições diretas por um país livre e sem censura. Ultraje a Rigor, Legião Urbana e Barão Vermelho fariam letras que cutucavam a política e ganhavam cada vez mais voz, mesmo na ditadura. A música “Que país é esse”, de autoria de Renato Russo em tempos da extinta banda “Aborto Elétrico”, se torna um hino da juventude brasileira pedindo mudança e liberdade.

Em 1988, com a consagrada democracia, novas bandas surgiam como Cachorro Grande, Angra (consagrada internacionalmente), CPM 22, Pato fu, Los Hermanos, Tihuana, Pitty, Charlie Brown Jr, Hangar, Reação em Cadeia, Nação Zumbi, O Rappa, Matanza,Hibria, Planet Hemp, Raimundos, entre outras bandas,surgiram na década de 90 e fortaleceu uma geração de Rock Nacional que precisava ser ouvida, sendo assim o Rock brasileiro tem grande prestígio internacional e faz diferença no Rock Mundial.

Gostou do nosso post?

Comente a banda que você mais curte!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: