Como ter sucesso como freelancer musical

0

Viver da música é o sonho de muitas pessoas, seja em cima dos palcos ou ajudando na produção dos grandes artistas. No entanto, infelizmente dizer que essa é uma tarefa fácil seria uma mentira, já que é preciso muito esforço, trabalho duro e também um pouco de sorte!

São muitas as pessoas ao redor do mundo todo que buscam por se manter dentro do ramo musical, mas sem sucesso. Sendo assim, é necessário trabalhar muito para alcançar o sucesso, e enquanto ele não chega, ganhar experiência pouco a pouco em trabalhos individuais.

É com base nisso que citamos aqui as melhores dicas para você que deseja trabalhar como freelancer musical. Desse modo, não será difícil ganhar aquela renda extra com o seu trabalho e conquistar um local dentro da cena da sua região. Confira abaixo!

Crie a sua rede de contatos

Nesse ramo, nada te ajuda mais do que ter uma ampla rede de contatos. A lógica é simples: quanto mais pessoas te conhecerem, mais o seu nome aparecerá nas conversas e será lembrado quando os Jobs surgirem.

Sendo assim, procure se aproximar e se fazer ser notado por quem já está no meio, sejam músicos, empresários ou donos de casas de show. Com isso, além de fazer novas amizades, vai ficar mais fácil construir um nome de sucesso.

Se faça presente nos eventos

Não há local mais propício para divulgar o seu trabalho que os eventos de música. Nesses lugares as pessoas ficam mais abertas a ouvir o que você tem a dizer, bem como a conversar e entender mais sobre o seu som.

Sabendo disso, se torne um frequentador assíduo dos pubs da sua região, casas de show, festivais e outros tipos de festas. Nesse cenário, você conhecerá pessoas novas todo fim de semana, aumentando as chances de esbarrar com alguém que te ajudará com o seu trabalho.

Toque junto com outros músicos

Não é cena incomum encontrar bandas que precisam de um músico freelancer para shows específicos, seja para uma ajuda nos arranjos ou para substituir um integrante que não poderá comparecer.

Sendo assim, procure estar sempre atento nas postagens das redes sociais dos artistas. Com isso, você pode conseguir aqueles Jobs de fim de semana, te ajudando a conquistar o público que já é fiel a formação original da banda

Mantenha as redes sociais sempre atualizadas

Em tempos de era digital, não há vitrine melhor do que as redes sociais. Dentro delas você cria o conteúdo que quiser, quantas vezes preferir e no dia e horário que melhor lhe convém.

Com base nisso, invista em um bom perfil profissional, com fotos bacanas e material de qualidade para divulgação. Além disso, é essencial manter uma boa frequência nos posts, publicando desde vídeos de você tocando até aquela sua nova composição especial.

Vale ressaltar que é preciso ser ativo também gerando engajamento, seguindo e comentando páginas de outros músicos. Isso te ajuda a ganhar público e mais parceiros para o seu feed, se tornando um verdadeiro influencer digital.

Com todas essas dicas, com toda a certeza você vai ver a procura pelos seus Jobs crescendo muito. Sendo assim, fique preparado para se tornar o músico que sempre sonhou!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.