Como montar o seu próprio Home Studio

0

Estar dentro do meio musical e produzir seus próprios sons, seja no estilo rock n roll ou outros estilos, costuma exigir uma boa condição financeira. Afinal, os custos com instrumento, local para ensaio e estúdio para as gravações são bem altos. Sendo assim, muitos músicos optam por fazer um investimento e montar seu próprio home studio.

Dessa forma, a quantia financeira é gasta somente uma vez, podendo também alugar o equipamento para outras bandas.

Sabendo disso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre como montar o seu próprio home studio. Confira abaixo!

Equipamentos necessários

Os principais gastos na hora de montar o próprio studio com toda a certeza são referentes aos equipamentos. Eles precisam ser de muita qualidade, para assegurar todas as possibilidades para as músicas produzidas.

Vale ressaltar também que é necessário ter um espaço amplo o suficiente para o armazenamento dos equipamentos. Ele deve ter um bom isolamento acústico e ser protegido do sol, para garantir a segurança das máquinas.

Sabendo disso, confira o que é indispensável para o seu home studio!

Computador potente

Para um studio de gravação uma das partes mais importantes com toda a certeza é o computador. Através dele é controlado o recebimento de áudio e realizada toda a parte de pós-produção da música.

Sendo assim, é necessário que seja uma máquina de bastante qualidade, com um bom processador. Programas como o Ableton Live e o FL Studio são bem pesados, mas fundamentais para a qualidade final do som produzido.

Placas de som

Caso você deseje fazer apenas gravações básicas, elas são dispensáveis. Porém, para captar o som de uma banda, como guitarra, baixo, bateria e voz individualmente são muito importantes.

As placas de som são as responsáveis por receber o som com qualidade, sem interferência de nenhum ruído na música final.

Microfones

Mais um equipamento essencial para a captação de um som de qualidade. Não apenas para a voz, mas os microfones permitem captar cada nota com qualidade, para depois fazer a junção total do som.

Quando utilizado apenas um, corre-se o risco de a música ficar com ruído ou com baixo volume de algum instrumento. Sendo assim, é necessário comprar um número suficiente deles, assegurando a qualidade da música produzida.

Equipamento para monitoração de áudio

O último dos equipamentos da lista não poderia ser outro. A monitoração de áudio é fundamental para garantir que o resultado final seja equivalente às expectativas esperadas.

Comumente usa-se dois tipos de aparelhos para monitoração de áudio: um fone de ouvido qualificado e caixas de som.

As caixas de som devem ser altas e ter uma boa vibração. Além disso, elas precisam ter capacidade de reproduzir cada um dos sons obtidos, para a checagem do volume correto de cada uma.

O fone, por sua vez, possui duas funções. A primeira, como um retorno para o vocalista, na hora da gravação do áudio. A outra, também para a checagem, já que facilita o trabalho do produtor, principalmente se tiver um abafador de ruídos externos.

Ter o seu próprio home studio com toda a certeza é uma tarefa que exige um bom investimento financeiro. No entanto, depois de pronto o seu retorno também pode ser bem significativo. Sendo assim, comece hoje mesmo a organizar o seu orçamento para a montagem do seu!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.