Como melhorar a sua presença de palco

0

Cantar todas as músicas dentro do tom correto, seguindo a melodia e agradando o público está longe de ser o único desafio dos vocalistas. Ser um bom cantor é uma tarefa árdua e que exige muita dedicação em cada uma das atividades realizadas, além de muitas e muitas horas de treino.

Os shows, por exemplo, são um momento esperado por todo e qualquer artista. É através deles que surge a maior oportunidade de se conectar com o público e entender o que ele espera da sua música. Essa conexão é essencial. No entanto, oferecer um setlist surpreendente e manter os espectadores atentos sempre é um desafio.

Sabendo disso, separamos aqui algumas dicas simples e práticas para que você desenvolva a sua presença de palco e transforme os seus shows em um verdadeiro espetáculo. Confira abaixo!

Pense fora da caixa

O formato mais comum dos shows é quando o vocalista fica o tempo todo em frente ao microfone, seja com uma guitarra e violão ou com as mãos livres. No entanto, manter o público cativado dessa forma é uma tarefa árdua, que na maioria das vezes não funciona muito bem com os iniciantes.

Sendo assim, procure pensar fora da sua zona de conforto e descobrir novos locais do palco. Caso se sinta confortável, livre-se do pedestal do microfone e circule ao redor da área. Com essa simples atividade o seu show ficará mais dinâmico e os espectadores se tornarão mais atentos a você.

Interaja com o público

Um dos fatores determinantes que fazem as pessoas saírem da sua casa para ir até o show é a experiência. Estar em frente ao palco, ouvir a música ao vivo e ver os artistas proporciona uma memória real e extremamente marcante.

Com base nisso, se você deseja tornar esse momento ainda mais especial para o seu público, interaja com ele. Com toda a certeza aquela simples olhadinha, fala ou aproximação se tornará uma das partes mais marcantes para os espectadores, que sairão do local com uma nova história para contar.

Evite o playback

Todos sabemos que em alguns casos o playback é inevitável, devido a estrutura dos palcos ou lugares de show. No entanto, esse método de apresentação sempre acaba amarrando os músicos, impedindo-os de criar uma nova experiência com a música que estão cantando.

Portanto, sempre que você tiver uma oportunidade de cantar ao vivo, não desperdice-a. Desse modo, você aprenderá novas maneiras de cantar a sua música e descobrirá o seu som ainda mais, percebendo significados dentro dele que serão vistos também pelos espectadores.

Descubra as suas inspirações

Um músico que diz que não se inspira em ninguém com toda a certeza não é confiável. Afinal, é raríssimo encontrar alguém que aprendeu a tocar diretamente com suas músicas autorais. Os covers costumam ser sempre um caminho mais “fácil” e simples, oferecendo todo tipo de inspiração para os trabalhos próprios.

Sendo assim, se você está com dificuldades de encontrar o seu lugar dentro do palco, procure pelos seus ídolos. Ao ver o que eles faziam, você descobrirá o que pode funcionar com você e novas maneiras de adaptar os trejeitos para o seu som e seus shows.

Com todas essas dicas, não vai ser difícil se tornar o novo Freddie Mercury dos palcos. Dessa forma, anote todas e comece hoje mesmo a praticar suas novas “skills” de apresentação!

Compartilhar.

Sobre o Autor

Amante do estilo rock n' roll, tem experiência com o estilo e bandas. Procura fomentar o movimento através do Rock in BH, oferecendo um conteúdo de qualidade para pessoas do ramo, apaixonadas por rock, e para aquelas que estão em busca do conhecimento do rock n' roll. Desenvolvedor de sistemas e jogador de futebol americano. Casado e feliz com a Nathalia Martins.