Como começar uma banda?

0

Ter uma banda de sucesso certamente já passou pela cabeça de qualquer pessoa que toca algum instrumento – principalmente guitarra. Começar uma banda, porém, são outros quinhentos. Tirar o sonho do papel e torna-la realidade é bem mais difícil e menos glamuroso do que muita gente pensa.

É preciso também pensar qual o seu propósito: quer ficar famoso? Ou apenas se reunir para curtir um som e treinar alguns acordes? Mas, sem dúvida, ter uma banda sempre é uma grande ideia – e um grande passo. Além da vontade, você e seus futuros colegas de banda também precisam ter outros atributos, inclusive financeiros, para ter sucesso nesse meio.

Mas o mundo não é feito apenas de vantagens, e se você não estiver preparado, ter uma banda pode ser um saco, você pode passar a odiar seus amigos e tudo pode terminar em um pesadelo horrível. Se você está pensando seriamente em juntar seus amigos para tirar um som, confira as dicas abaixo.

Saiba tocar um instrumento

Bom, o primeiro passo para se ter uma banda é saber tocar algum instrumento não é mesmo? A não ser que seja um coral, é melhor você e seus integrantes saberem tocar alguma coisa para a coisa não demorar a andar. Alguns instrumentos básicos para a formação de uma banda podem ser: guitarra, baixo, teclado e bateria. A maioria das bandas de rock atuais possui essa formação e se dão muito bem com ela.

Saiba recrutar integrantes

Escolher pessoas para formar uma banda é tão difícil quanto contratar alguém para um emprego. Afinal, é mais ou menos essa a relação. Diversas pessoas juntas tendo que conviver em harmonia visando um resultado comum.

Por isso, pense bem em quem você vai convidar para fazer parte do seu grupo. Inicie suas buscas pelo seu grupo de amigos e vá estendendo até seus conhecidos, mesmo que distantes. Caso ninguém se encaixe no perfil, comece a espalhar anúncios e procurar na internet.

Tenha seu objetivo em mente

Qual o seu intuito em criar uma banda? Aonde você quer chegar com tudo isso? Se você quer apenas um espaço legal para treinar uns acordes, esteja em sintonia com os outros integrantes. Se cada um quiser chegar a um lugar diferente com a banda, é bem provável que ela se desfaça em pouco tempo.

Grave seu som

Para fazer sucesso é preciso ser ouvido. Por isso, corra atrás de gravações das músicas de vocês. Seja um som novo ou um cover, vale a pena gravar não só para ter material, mas também para que vocês possam ver a evolução da banda ao longo do tempo. Assim como treinos de futebol, através das gravações vocês podem identificar algum detalhe que está errado mais rápido e resolver logo.  

Organize seus shows

O cenário musical é difícil e as oportunidades são escassas. Mas isso não pode ser um impedimento para quem quer tocar. Se a sua banda tem vontade, faça acontecer. Organize seu próprio show, chame seus amigos! Existem muitos bares que abrem espaço para novas bandas, basta agendar e chamar a galera.

Invista em uma imagem nas redes

Vivemos na era da internet, nada melhor do que usá-la ao seu favor. Muita gente consegue construir uma vida e ganhar muito dinheiro pela internet, por que não tentar? Invista um bom tempo estudando e planejando a melhor forma de introduzir sua banda nesse contexto.

Fazer a coisa do jeito certo pode ser o primeiro passo para o sucesso. Saiba usar essa ferramenta ao seu favor e verá que pode fazer sua banda estourar. Entenda como funcionam as dinâmicas das redes sociais e se adapte a elas, assim você terá mais chances de ser reconhecido.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe uma Resposta: